Antes de um fotógrafo pensar em fazer algum curso, ele precisa saber dominar totalmente seu equipamento, seja ele freelancer ou não. É obrigação de qualquer fotógrafo profissional conhecer a fundo seu equipamento. Photographer Kiyo Creative Commons License photo credit: ignat.gorazd Acreditem, existe muita gente que acha que a câmera profissional faz "milagre", mas ela não faz. Uma câmera DSLR no modo automático, funciona exatamente igual a uma Cybershot porém com mais qualidade pelo tamanho de resolução dos pixels. Mas, sendo mais clara, quais seriam os cursos básicos para poder se considerar um fotógrafo em experiência? São três: o básico, o de iluminação e, claro, dos softwares mais utilizados. Seguem detalhes

Primeiro: faça um curso básico

Existem cursos básicos de fotografia em escolas especializadas que são divididos por módulos e ensinam a ter domínio total sobre o equipamento além de conhecimentos em diversos campos fotográficos, inclusive as técnicas de enquadramento, distância focal, profundidade de campo, composição, exposição, abertura de diafragma e etc.

Segundo: ilumine-se

O segundo curso que é  tão necessário quanto ao primeiro é o de iluminação de estúdio e externa. Também é fundamental que o fotógrafo saiba dominar a luz artificial. Nesse curso, vc irá aprender a lidar com todos os tipos de luminosidade, montar cenários, o uso correto de flash manual, além de ensinar a mexer em tochas compactas e geradores que são cheios de macetes e super sensíveis.

Terceiro: programe-se

E por fim, a dica do terceiro curso é o de Photoshop e Lightroom. Com essa tecnologia super avançada e quase que na velocidade da luz, é muito importante que o fotógrafo saiba editar e tratar suas imagens. Os clientes querem rapidez e profissionalismo e fica claro que não se pode depender de alguém para manipular suas imagens e gastar dinheiro contratando um tratador de imagem. Você não precisa ser um expert no assunto, mas terá que dominar totalmente todas as suas necessidades digitais de acordo com seu trabalho. Hoje, as câmeras fotográficas profissionais estão mais avançadas e chegando cada vez mais perto da qualidade de um filme cromo (slide), porém ainda faltam alguns ajustes e por isso tiveram a brilhante idéia de inventar as ferramentas digitais (PS e LR) para suprir as necessidades que o digital ainda não tem sobre o filme. É claro que nenhum curso faz de alguém um super fotógrafo, mas ajuda a ter noções básicas e ter domínio de todos os equipamentos necessários para se dar bem na profissão e se tornar um profissional mais exigente! Mas de fato o que ajuda mesmo a aprender tudo isso é na prática, trabalhando e acima de tudo observando. A observação é imprescindível para o sucesso!