Creative Commons License photo credit: masochismtango
Uma das poucas certezas que temos enquanto Profissionais Freelancers é a de que certamente teremos problemas para receber os pagamentos dos nossos projetos. É inevitável, sempre existe aquele cliente que atrasa as parcelas, seja involuntariamente por puro esquecimento ou voluntariamente, por pura canalhice.

O que você pode fazer então para minimizar este problema?

Existem algumas estratégias que funcionam bem para aqueles clientes com problema de memória, já para o cliente canalha, infelizmente não existe tem solução. Aliás, se você trabalha para um desses, não insista que não valerá a pena. Dificilmente ele mudará de atitude, e como freelancer você não poderá se dar ao luxo de ter problemas de caixa.

Certo, mas como agir então?

  • Bom, para o começo da conversa, a forma como as suas cobranças serão tratadas está diretamente relacionada à sua atitude. O que esperar de um cliente que fechou um projeto de boca com um freelancer que não parava de falar gírias, e sequer recebeu uma proposta?
  • Seja profissional desde o primeiro contato com o cliente, formalize todas as negociações com uma proposta bem escrita, sem erros de português e com todas as datas de pagamento acertadas previamente. Tudo isso é tão ou mais importante do que o trabalho que você fará, pois demonstrará que você não é um amador e sabe agir profissionalmente.
  • Deixe que o cliente escolha a forma de pagamento que for mais conveniente para ele, e formalize isso na proposta também. Por exemplo, se o seu departamento financeiro está acostumado a pagar em cheques nominais, não tem por que nadar contra a corrente e exigir que seja feito um depósito bancário, obrigando a empresa a mandar um boy ao banco. Lembre-se, qualquer quebra de rotina poderá atrasar ainda mais o pagamento.
  • Se o cliente for flexível e aceitar que você decida a forma de pagamento, opte por boletos bancários. A minha experiência pessoal mostra que ao enviar um boleto o cliente tem a sensação de estar lidando um uma empresa bem estabelecida, capaz de ter um departamento financeiro responsável pela emissão das cobranças. Mesmo que tudo tenha sido feito por você mesmo.

Mas como fazer para emitir um boleto, você deve estar se perguntando.

Existem duas alternativas, a emissão de um boleto pelo seu banco ou a utilização de um serviço terceirizado. A primeira opção é a mais profissional, tendo em vista que o boleto será emitido com os seus dados (ou da sua empresa, se for o caso) e com o número da sua conta, mais uma vez agregando profissionalismo a sua abordagem. O segundo caso é o mais simples, bastando por exemplo criar uma conta na F2B, por exemplo, e emitir as cobranças diretamente pelo sistema deles. Hoje os bancos estão mais flexíveis em relação à emissão de boletos, permitindo até que pessoas físicas o façam. No meu caso uso o Itaú, onde a única exigência é que a conta tenha ao menos 6 meses de existência. Procure seu gerente e peça para fazer um contrato de emissão de cobranças sem registro, sempre prestando atenção às taxas cobradas para não cair em furadas. Estão é isso, lembre que o mais importante na vida de todo freelancer é ser extremamente profissional no relacionamento com os seus clientes, evitando assim que os seus pagamentos sejam ignorados e adiados indefinidamente.