Saiu na imprensa o anúncio da Gradiente, dizendo que vai lançar o "seu" iPhone e que a marca é sua no Brasil... certamente isso deixou milhares de usuários da Apple indignados e confusos, então vamos esclarecer as coisas, combinado? Eu assisti alguns vídeos comentando sobre o assunto e é incrível a capacidade que algumas pessoas tem de dar opinião sobre algo que simplesmente desconhecem, eu já tinha visto no Fantástico um quadro em que eles perguntavam a opinião das pessoas sobre notícias absurdas e falsas, as respostas eram hilárias, sobre o caso do iPhone da Gradiente é a mesma coisa, um monte de bobagem... me lembrou o tal quadro da Globo. Em primeiro lugar, o registro de marcas no Brasil é ATRIBUTIVO DE DIREITO, ou seja, a marca deve ser solicitada e, se cumprir todos os requisitos legais, o INPI concede o registro para a empresa que solicitou, ou seja, a Gradiente, que pediu o registro em 2000 passou por este processo, o órgão oficial que concede o registro de marcas no Brasil (INPI) não encontrou impedimento e concedeu o registro. Cabe lembrar que o Brasil participa de vários acordos internacionais que protegem marcas estrangeiras, em especial um, chamado CUP - Convenção da União de Paris (1883) que no seu diz:
Art. 6o bis (1) Os países da União comprometem-se a recusar ou invalidar o registro, quer administrativamente, se a lei do país o permitir, quer a pedido do interessado e a proibir o uso de marca de fábrica ou de comércio que constitua reprodução, imitação ou tradução, suscetíveis de estabelecer confusão, de uma marca que a autoridade competente do país do registro ou do uso considere que nele é notoriamente conhecida como sendo já marca de uma pessoa amparada pela presente Convenção, e utilizada para produtos idênticos ou similares. O mesmo sucederá quando a parte essencial da marca notoriamente conhecida ou imitação suscetível de estabelecer confusão com esta.
No caso da Apple não houve contestação nenhuma, sabe por quê?
Porque a Apple NÃO TEM NENHUM DIREITO SOBRE A MARCA IPHONE no Brasil. Não faz diferença se é iPhone, iphone, IPHONE ou iPhOnE!
Não adianta espernear, xingar, dar chilique...  recentemente uma diretora do INPI comentou o caso, sinceramente achei muito inapropriado pois sua opinião é considerada pela imprensa e pelos leitores em geral como uma "opinião oficial" e, por mais que seja claro para qualquer especialista no assunto, não fica bem uma diretora do INPI antecipar uma decisão sobre um processo que ainda está em análise. Voltando às opiniões absurdas, teve gente dizendo que a Apple tinha o registro do "iPhone" com "i" minúsculo e que isso fazia diferença... nada mais bizarro (pra usar a mesma linguagem de um dos vídeos - aliás um dos mais bizarros sobre o tema!). Segundo essa lógica sem lógica seria possível registrar coca-cola (tudo em minúscula) e também COCA-COLA (tudo em maiúsculas). A Gradiente fez um vídeo (algo como Gradiente iphone for dummies), veja: Nesse vídeo a Gradiente explica de onde "inventou" esse nome, ou seja, a origem da marca. Por mais que eu seja fã incondicional do Steve Jobs não posso entrar na onda absurda dos applemaníacos que acham que a Gradiente "copiou" ou "pirateou" a marca... gente, negar os fatos é coisa de gente burra ou doente mental, esquizofrênica... fala sério... se a Gradiente pediu o registro da marca SETE ANOS antes do pré-lançamento do iPhone é IMPOSSÍVEL que seja plágio... deu pra entender ou querem que eu desenhe?

E como fica o caso da Apple então?

Pois é... ninguém falou disso ainda, estão tão preocupados em acusar a Gradiente de plágio que esqueceram de duas coisas IMPORTANTISSIMAS: 1 - A Gradiente pediu o registro da marca no Brasil 7 anos antes da Apple lançar o iPhone; 2 - A Gradiente, naquela época, era uma empresa forte, notóriamente conhecida no Brasil. Considerando isso, eu adoraria ser acionista da Gradiente agora... sabe porquê? Porque existe a possibilidade da Gradiente invalidar todos os registros da marca iPhone mundo à fora baseando-se no 6 bis da CUP, ou seja, esse é o momento da Gradiente dar um "xeque-mate" na Apple, mesmo que optem por não brigar fora do Brasil ainda assim a empresa brasileira tem direitos INCONSTESTÁVEIS de exclusividade da marca no Brasil, só isso já obrigaria a Apple a pagar uma indenização pelo USO INDEVIDO DE MARCA desde 2008, data em que foi concedido o registro para a Gradiente, além disso, o titular do registro pode solicitar a interrupção IMEDIATA do uso da marca.

A Gradiente ganhou a Mega da Virada e sozinha.

Se a Apple o Facebook pagou 1 bilhão de dólares pelo Instagran acredito que esse seja um parâmetro mínimo de negociação com a Gradiente... por enquanto eu achei eles até gentis demais, pois já poderiam ter iniciado um processo judicial simplesmente proibindo a venda da marca iPhone no Brasil. Gente, quanto mais eu penso mais eu desejo ser acionista da Gradiente... se a Apple não quiser negociar eles podem vender LEGALMENTE a marca para a Samsung... já pensou? Pensaram o quanto a Samsung (que tem bala na agulha para brigar pela marca no exterior) poderia fazer de estrago no mercado da Apple?

Que comece o leilão! Quem dá mais? Apple ou Samsung?

Pra quem mexe com a bolsa acho que é a hora de vender (rápido) as ações da Apple e comprar ações da Samsung, se a Gradiente tiver ações na bolsa (acho que não tem) corram para comprar tudo que for possível! Bom, creio que com isso o assunto está explicado e encerrado, mas obviamente a polêmica ainda não... essa história ainda vai render muito, infelizmente, como eu havia previsto, com a Morte de Steve Jobs a Apple parece estar entrando em seu inferno astral.