Musician
Creative Commons License photo credit: combust Todas as vezes que um ou mais blogueiros se reúnem o assunto vem à tona: Monetização, ad-sense, banners, posts pagos ou como alguns preferem: publi-editoriais, etc... A desculpa é sempre a mesma: "Se eu invisto tempo escrevendo, pesquisando, mantendo o blog, mereço receber alguma coisa por isso". Conheço vários blogueiros que fazem muito, realmente muito, dinheiro apenas escrevendo em seus blogs, são os chamados pró-bloggers. Mas discordo de que apenas os blogueiros que fazem grana, diretamente, através de media devam ser considerados pró-bloggers.

Em nome do conteúdo!

Existem muitos profissionais que blogam por prazer, falando do assunto que entendem e gostam, suas profissões, seu trabalho, seu dia-a-dia como freelancer, músico, designer, programador, etc... Muitos desses sequer possuem banners ou outras formas de propaganda em seus blogs, como exemplo cito o meu próprio blog, o ideiadigital.org. No ideiadigital meu único objetivo é falar das coisas que mais gosto: design, tecnologia, artes e café, falo menos dos dois últimos mas falo muito de internet, meu principal ganha-pão hoje. Claro manter o ideiadigital tem seu preço, servidor, tempo, domínio, etc... tudo isso é dinheiro, mas é o ideiadigital o principal responsável pelos meus trabalhos como freelancer e pelos meus 3 últimos empregos. Escrever bem, focado no assunto, pode ser uma forma de mostrar aquilo que você sabe, seus concorrentes irão admirá-lo, futuros clientes virão à sua procura por que eles sabem do seu potencial, demonstrado de forma gratuita no seu blog, e quem sabe head-hunters também não se sintam na obrigação de lhe fazerem propostas de trabalho?

Portanto

Se você quer blogar profissionalmente, não viver de anúncios no seu blog, mas blogar sobre o que você faz, usar o blog como ferramenta de divulgação do seu trabalho, pense duas vezes antes de colocar um banner/ad-sense, etc... use o conteúdo como isca para o seu cliente/futuro empregador. Ad-senses em específico podem exibir anúncios de concorrentes seus, e até que você veja e bloqueie pode ser tarde demais, seu cliente pode ter mudado de fornecedor e você sequer ficará sabendo. ...ironia do editor...