Plano de Projeto para Freelancers, parte IIIHá duas semanas estamos trabalhando no que já está sendo chamado de um Reality Show do mundo dos Freealancers, ou seja, o acompanhamento de um projeto desde seu início. A idéia lançada a menos de um mês já gerou alguns posts aqui e mais dois no site do outro profissional envolvido no projeto, o sócio Humberto Oliveira. Estamos tanto aqui quanto em seu site registrando, uma vez por semana, quase no mesmo ritmo em que as coisas que acontecem, os pontos positivos e as oportunidades de fazer ainda melhor que nossos projetos nos proporcionam. Você pode dar uma espiadinha no que eu e o sócio estamos bolando para nosso mais novo cliente, opinar, discordar, perguntar e, claro, divulgar. Só não pode perder. Neste terceiro capítulo, vamos falar sobre uma coisa que acontece e muito em nosso mundo de Profissional Freelancer: a espera. E de como você pode lidar com isso de forma positiva para seu projeto. Explico a seguir. Acompanhem. Saber esperar é saber driblar o tempo Esta semana, o documento de Análise de Mercado e Estratégia de Conteúdo está na casa do cliente, sendo analisado pela diretoria, conforme fiquei sabendo em e-mail que recebi. Impacto? Desespero? Nada. Embora nosso cronograma tenha estabelecido a virada do mês de março para fecharmos a aprovação destes documentos, o não recebimento da resposta não atou nossas mãos.
  • Quando este tipo de coisa acontece... pare e pense no que você pode fazer EM PARALELO ao planejado.
  • Revisite suas anotações, aquelas que você fez na reunião de briefing e tente descobrir, por exemplo, que seções obrigatoriamente o site do seu cliente precisa.
  • Se o cliente, como é no caso, já tiver um logo e paleta de cores, faça alguns experimentos
  • Ainda no caso do Design, que tal um estudo de tipografia?
Sempre dá para agir enquanto se espera Confiando no papo que tivemos em nossa primeira reunião presencial, tratei de começar a dar forma a tudo o que descrevi na Estratégia de Conteúdo e parti para desenhar a estrutura da página, os Wireframes. Para quem ainda não conhece Wireframe, numa comparação livre, é a planta baixa de sua casa. Através deles, ficamos sabendo qual será o tamanho da sala de estar e sua importância no projeto. Ainda não vamos conhecer a cor da parede, os quadros e móveis e muito menos a marca de sua TV de Plasma. Mas tudo é uma questão de tempo. Logo, logo estarão lá, confortavelmente instalados. E me dediquei a esta tarefa. Após terminá-la, mandei o material para o designer do projeto e, trocada umas figurinhas, chegamos ainda a uma nova versão que, como fruto de qualquer trabalho em que se ouve a opinião do outro com respeito que merece, ficou melhor, não há dúvida. E como resposta recebi também seu acompanhamento, sobre os primeiros estudos de design. Conforme suas próprias palavras:
humberto_100.jpgAlgumas das minhas idéias iniciais, por exemplo, foram por água abaixo assim que eu recebi os arquivos com a identidade visual da empresa. Analisando apenas o logotipo, eu pude perceber que o branding da empresa passa uma imagem jovem e arrojada, totalmente diferente de um visual clássico e conservador que eu tinha imaginado inicialmente. Na hora de criar o site é preciso sempre ter em mente que você deve atender inicialmente as necessidades dos clientes da empresa que te contratou. Quando eles estão satisfeitos, por tabela, o seu cliente também vai estar. A Análise de Mercado tem um papel muito importante nesta tarefa, pois dentre outras coisas ela definiu o perfil básico dos visitantes do site, os categorizou e sabe qual é a melhor forma de agradá-los. Com todo esse material em mãos, eu começo então a fazer a direção de arte do projeto. É neste momento que eu escolho a tipografia mais apropriada, as imagens e a paleta de cores, que neste caso já estava parcialmente definida na identidade visual.
Material pronto para ser enviado, aguardando aprovação. Então chegamos a curva do projeto em que só nos resta esperar, mas não perdemos tempo. A arquitetura do site está bem adiantada e como vocês puderam ver, o trabalho do design também. Semana que vem, falarmos sobre a aprovação do Wireframe e a continuação dos estudos de design da página. Aguardem. Ei! Aproveite para ler os artigos anteriores