Se você está acompanhando esta série de artigos desde seu início, já leu três textos. Após uma rápida introdução, onde falei sobre nosso objetivo, ou seja, fornecer passos básicos para você se lançar como 100% Carreirasolo; ficou sabendo que o primeiro deles é avaliar sua situação profissional atual; depois que precisa olhar para seus clientes, e estabelecer com eles uma relação BEM consolidada antes de dar o próximo passo. Great Buddah of Kamakura
Creative Commons License photo credit: Alfonso Jiménez Se você está pensando: beleza, é agora! Calma, faça um exercício mental, ou no papel, de projeção de cenários financeiros dessa sua empreitada primeiro. Você sabe o que é projetar um cenário? Basicamente é reunir algumas variáveis (internas - sua habilidades, experiência, preço que vai praticar, clientes, tempo disponível - e as externas - país, seu segmento profissional, sua concorrência) e imaginar como eles afetariam a rentabilidade de sua Carreirasolo em determinamos períodos. Para efeito didático, sugiro pensarmos em três ciclos de tempo: um, cinco e 10 anos. Para cada ciclo desse, projete um cenário positivo e outro negativo. É simples. Para o cenário positivo faça como na figura abaixo, coloque as variáveis internas a esquerda e as externas a direita. Fiz um exemplo básico sobre o meu caso. Note que todas as variáveis, neste caso funcionam. O cenário positivo apresentado é quase aquele caso que citei na introdução desta série de artigos: deu tudo certo e você fechou com 5 clientes muito grande cinco contratos de três anos. Legal, né? Mas e o cenário negativo? Esse é difícil de encarar. Mas de montar não é não. É só um jogo, não tenha medo. Faça a mesma lista de variáveis, mas...anule, ou torne negativas algumas. Olha o exemplo abaixo. A situação ficou feita, né? Calma, não ainda. Todo profissional, sobretudo os que trabalham para si próprios, enfrentam altos e baixos. A utilidade de fazer este tipo de previsão é tentar estabelecer um padrão de comportamento (inclusive financeiro) que permita que você SOBREVIVA ao cenário desfavorável. Então, após traçar estes verdadeiros rascunhos de comportamento, avalie criteriosamente se você consegue encarar a vida 100% Carreirasolo na pior das privações. Consegue? Mais um passo a frente então. Não consegue? Continue fazendo freelas de vez em quando, como PLANO B, até que repita este exercício e, mudando alguma coisa em sua vida, consiga fechar a conta. Lembre-se: sempre tome como referencial o cenário negativo.

Mauro, eu não sabia que você pensava negativamente!

Eu não penso, não me entendam errado. A idéia aqui é preparar você para montar algum tipo de estratégica antes de seu "leap of faith" na vida 100% Carreirasolo. Novamente: eu fui propositalmente didático nas aferições acima. Fujo das fórmulas mágicas, mas, que las hay, las hay. E por falar em vassouras, caldeirões e poções milagrosas, quem vai se aventurar na vida 100% Carreirasolo precisa estar munido de um pacote inicial de apetrechos que em nossa série de artigos batizei de Kit de Ativação. Você já tem o seu? Mais detalhes em nosso próximo artigo! Já publicados: