Previously on 100%Carreirasolo: Falamos sobre como é preciso analisar seu momento profissional antes de tomar a primeira de muitas decisões que antecedem sua entrada de cabeça no mundo dos 100% Carreirasolo. Agora, no Passo 2, falaremos de como o tipo de cliente que você escolhe e cultiva aumenta a chance de sucesso nesta aventura! Clippers demonstration
Creative Commons License photo credit: jepoirrier

Clientes não mão, não são vendaval

Uma vez que você se considera num momento profissional favorável, eu indicaria como próximo passo avaliar que clientes você tem na mão. Via de regra a melhor chance de sucesso estaria numa carteira de clientes de projetos de médio-longo prazo. O que seria isso? Alguns exemplos: manutenção de conteúdo e/ou design, um curso fechado para se ministrar, um projeto de dois anos num grande cliente estatal. Por quê? Simples: situações como essas garantem um fluxo de caixa e permitem que você se organize num ritmo próximo a de um emprego tradicional. Vale lembrar que, dependendo de sua realidade financeira (se solteiro, se pai de família, se morando longe de sua cidade natal...) você vai precisar de dois ou mais clientes desses. Bom... eu, particularmente, não me sentiria confortável em sair 100% em Carreirasolo com vários clientes em projetos curtos, ou sem cliente nenhum. Portanto, até que seus clientes (ou alguns deles) tenham uma relação consolidada com seu trabalho, mantenha sua atividade Carreirasolo como um bem tratado e valorizado...PLANO B A mesma coisa vale para quem tem um projeto pessoal em andamento. Seja ele uma start-up, uma marca, um site ou qualquer uma das anteriores, a melhor saída, ou melhor chegada dependendo do ponto de vista, é tratá-lo como PLANO B até que se consolide.

Como saber se já tenho uma carteira de clientes consolidada?

Grande questão. Dependendo da sua área de atuação encontrar esta estabildade é mais fácil ou mais difícil. Descontando este fato, vale lembrar que um bom contrato sempre ajuda. Procure sempre criar pequenos contratos, um para cada cliente que ajudem você a cobrar o que é devido e o que é exigido também. Quando você tiver um pool de contratos, com "x" tempo de prestação de serviços estabelecidos e, quando este "x" tempo for suficientemente grande para você passar por um cenário financeiro não muito favorável, você estará quase lá. Ah, você não sabe o que é um cenário financeiro não muito favorável? É por que vamos fazer disso só em nosso próximo artigo. Já publicado: