Muitos dos problemas que enfrentamos em nossas vidas decorrem da forma como pensamos neles. Atacamos consequências no lugar de causas, não largamos mão de projetos destinados ao fracasso, não acreditamos em nós mesmos. Quer ver três atitudes simples que podem mudar isso?

1. Comece fazendo as perguntas certas

Não são poucas as vezes que você ataca um problema pessoal ou profissional começando pelas perguntas erradas. Por exemplo, considere a questão: "Como posso fazer um site em flash ser mais rápido e funcionar em todas as plataformas?". Pergunta difícil, né? Já começou a calcular a quantidade de horas necessárias para resolver o problema? As rotinas de testes em tablets e demais devices que você terá que montar, aplicar e medir? Claro que já, pois você está viciado em fazer as perguntas erradas. Por que não perguntar o seguinte: "E se eu fizesse esse projeto em HTML 5?". Comece a focar na solução e desmontar o problema até achar a sua origem e as perguntas certas vão surgir!

2. Descubra a origem do problema

Seguindo na mesma linha, imagine-se finalizando uma proposta comercial para um novo cliente. Você monta todas as horas que vai alocar, o preço de cada uma e chega a um resultado final, considerando um escopo "X". A proposta não é aceita. Depois de enviar mais três iguais a ela, você se sente derrotado: seus preços devem estar altos! Mas, você já parou para pensar que o ESCOPO possa ser a origem do problema? Por que não se concentrar em jobs menores e assim fechar mais deles?

3. Aprenda a desistir

Uma vez, um recém-formado em propaganda teve o seu primeiro contratempo pessoal: foi mandado embora exatamente no mês que soube que ia ser pai. A pressão por prover sua família recém-montada fez ele largar tudo e pegar a primeira oportunidade concreta que apareceu: vendedor. Tentou, perseverou mas, não conseguiu. Um belo dia entregou todos os contatos, listas de telefones para os quais tinha que ligar para fechar as vendas para o primeiro colega de trabalho que encontrou no escritório e mandou uma de suas frases preferidas: "É que sou muito vocacionado para o que eu faço". Dois dias depois, seu telefone tocou e a maior agência do país marcou uma reunião para ver a sua pasta. Aprender a desistir do que parece ser sua única salvação é, por vezes, sua única e VERDADEIRA salvação. (Sim, claro, o carinha do ponto 3 sou eu.) 3-pensamentos-curiosos-para-voce-planejar-a-sua-vida

Conclusão

Estes três pensamentos não são exatamente originais, fazem parte do corpo central do mais novo livro da turma do Freakonomics que, se você não conhece, deveria agora partir para ler e ouvir. O título mais recente é o "Think Like a Freak" e tem como autores os mesmos Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner, de outros projetos. Conheci a obra a partir deste post que li lá na FastCompany. Daí, resolvi adaptar para situações que meus leitores devem enfrentar para provocar essa discussão. E ela é a seguinte: já reparou que são os pensamentos mais simples os mais poderosos? O que acham?