No dia 15 de abril, Diego Motta, um designer digital do Rio Grande do Sul, publicou o resultado de uma pesquisa coletiva iniciada em Outubro de 2012 entre os seguidores de sua página, a Design&Chimarrão. O tema: uma tabela referencial de preços para serviços freelancer em design. Alguns dias depois, um debate movido pelo motor social das compartilhadas e curtidas invadiu a principal e maior rede social do mundo. O teor dos pontos levantados, a forma como foram encarados e seus desdobramentos nos fez reunir o time central de nosso podcast e mais dois convidados bem especiais. Rafael Ancara, do AntiCast e o próprio criador da tabela, Diego Motta. Quem é Diego Motta? Qual foi a metodologia utilizada para criar essa tabela, quais seus resultados imediatos e a médio prazo no mercado de design e ilustração nacional? Em entrevista exclusiva ao FalaFreela, o próprio Diego nos ajuda a responder a essas questões. Ouça, comente e compartilhe!

Mais links sobre o caso

~> O post oficial na Design&Chimarrão; ~> AntiCast Urgente#2 e #3 sobre sobre o tema; ~> TalkNow 5, com Ivan Mizanzuk; ~> Vídeo de Montalvo, em resposta à polêmica.

Participaram desse episódio

~> Mauro Amaral: diretor de criação da contemconteudo.com; ~> Carolina Vigna-Maru: ilustradora e designer no lagartixa.org; ~> Cristiano Santos: designer multifunção e palestrante que você encontra no cristianoweb.net; ~> Rafael Ancara: designer curitibano a frente do AntiCast.com.br; ~> Diego Motta: designer gaúcho da Design&Chimarrão.

Ficha técnica do #falafreela85

Gravado no dia 22/04, ainda sob os efeitos do atropelamento da Ana Maria Braga Você ouviu ao fundo: a trilha sonora muito boa de uma refilmagem muito ruim, Tron - Legacy. Pensa que acabou? Que nada: garanto que ainda hoje tem alguém escrevendo algo muito inteligente sobre o assunto. É só acompanhar por aí. Aguardamos também o seu comentário logo abaixo, em nossa Fan Page, grupo de discussão, Google+, Pinterest e Linkedin!