Uma das grandes dúvidas dos leitores de blogs, acredito eu, é saber se seus autores realmente consumiram os livros, filmes e músicas quando os indicaram em posts. Isso é crucial para a criação de uma audiência fiel e da marca que você quer construir. Ah, você não sabia que está construindo uma marca? Pois é, está. Todo dia, a cada post, em cada e-mail que você responde.
Library in living room Creative Commons License photo credit: jepoirrier
Daí, manter a integridade ser tão fundamental. O que não quer dizer que exista uma regra de ouro, ou boas práticas que sirvam para todo blog, para todo leitor, para todo editor.
Portanto, toda a vez em que você se deparar com um produto cultural por aqui, preste atenção:
  • Se ele estiver com um texto completo, onde você vai perceber que minha opinião está na frente da obra, eu li.
  • Se eu for técnico e reticente, ou apenas indicar detalhes. Não li, nem ouvi, posso ler futuramente e você mesmo pode opiniar, colaborando comigo.
Relaxem pessoal! Sei que regular as expectativas quanto a um post fundamentado e outro apenas indicativo, é uma tarefa complicada. Eu garanto: deve ser o mesmo que eu sinto quando, após pesquisar horas e horas sobre uma determinada obra, mesmo após ter lido e já ter a opinião, não vendo um exemplar sequer. Mas de repente, isso não é tudo.