Anuncie produtos, venda suas criações e compartilhe conteúdo relevante na FreelaStore. Veja como participar.

Como montar um escritório em casa?

por Mauro Amaral

Dicas para montar seu espaço de trabalho


Montar um escritório em casa é “O” passo inicial da vida de muitos freelancers. Não há como negar que ao decidir montar seu Small Office Home Office, ou SOHO, você deu seu grito de liberdade e está pronto para trabalhar na confirmação de mantras que se ouvem por aí acerca da vida do freelancer:

  • Freelancer tem mais tempo para ele mesmo e a família,
  • Freelancer não precisa se prender a horários rígidos de trabalho
  • Freelancer tem maior qualidade de vida

Verdadeiras ou não, estas lendas urbanas parecem que vão se confirmar quando você decide montar seu próprio escritório. O ato de montar esse escritório, contudo, esbarra em três aspectos fundamentais para os quais você deve dirigir toda sua atenção, antes de arrastar o primeiro móvel:

Qual é a real dimensão de minha necessidade?

O tamanho de seu escritório está na necessidade que ele precisa aplacar. Mas não adianta colocar o carro na frente dos bois, se é que você tem algumas cabeças de gado para isso. Imagine que você é, digamos, um fonoaudiólogo. Seu escritório pode ser apenas um Notebook. Nele você pode ter toda sua vida profissional e financeira e ainda leva-lo para suas consultas-entrevistas com seus pacientes-clientes. Agora, de um lado diametralmente oposto, imagine que você é um ilustrador. Pelo menos uma mesa e umas tablets você deverá providenciar.

Agora, vamos fazer a experiência do carro e dos bois. De que adianta, num primeiro momento, para um fonoaudiólogo uma mesa e vários modelos anatômicos importados da Alemanha? E vice-versa: como um ilustrador vai se virar com um Notebook apenas se precisar scanear um “pencil-test” ou até mesmo trabalhar o detalhe de uma sombra da ilustração de uma Capa de DVD que ele tem que entregar em 18 horas? Vejam bem: não estou questionando a necessidade dos modelos anatômicos e nem a utilidade de um PowerBook Pro numa reunião com clientes.

Só que, tendo em mente o CRIVO do momento zero, da abertura e estruturação de seu escritório em casa, medir o tamanho da necessidade é um passo fundamental para não pecar por falta ou por excesso. E por falar em excesso:

Eu tenho espaço pessoal?

Sua cabeça está pronta para montar um espaço onde você deve manter disciplina e foco? Você tem certeza que não está criando um local para apenas jogar ou navegar sem que ninguém perturbe você? Sua família (pais, irmãos, cônjuges, filhos) entendem e apóiam sua decisão?

Em suma: você tem base psicológica e ambiente pessoal para fazer acontecer um ambiente de trabalho e produtividade dentro de casa? Só e somente só a resposta por SIM, você passa para a segunda pergunta, que é:

Eu tenho espaço físico?

Vamos recapitular: você sabe o tamanho de sua necessidade, está pronto para assumir as responsabilidades e o pessoal ao seu redor, que tanto te ama, apóia incondicionalmente suas decisões. Ótimo! Vamos começar a montar este ambiente…Ih…você só tem este canto embaixo da escada? E ainda tem que dividir o espaço com o pote de ração do cachorro?

Muito prazer, eu sou a realidade e se você conseguir travar um contato amistoso comigo podemos jogar no mesmo time.
Portanto, nada de lamúrias. Dê uma reavaliada em seus planos. Trace metas realistas entre o que você precisa, o que você pode e quanto (tempo, espaço, capital) você tem para fazê-lo. É a famosa fórmula de um projeto, aplicada aqui ao quarto de empregada de seu AP:

  • O Escopo é sua necessidade

    Portanto, faça um levantamento com todo critério sobre ele.

  • O Preço é seu espaço pessoal
    Normalmente quem paga é quem está em volta. Portanto, cuidado com as cifras. Elas vem descontadas em sua tranqüilidade.
  • O Prazo é seu espaço físico
    Não tente montar uma catedral onde cabe uma sacristia, portanto.
  • A Realidade…bem…ela é o cliente
    E vai aprovar o resultado final. Não se esqueça de tratá-la muito bem para garantir novo projetos. Inclusive os pessoais.

Cada um é cada um.

A resposta para esta questão, como todas por aqui, é só o começo, a ponta do iceberg de uma discussão que não deveria terminar nunca, haja visto que o mercado muda todo dia.

Para mim, por exemplo, a qualidade de vida que um Home Office proporcionaria teria a ver com buscar os filhos na escola de surpresa, sem avisar…ou assistir a sessão de 15h do filme recé-m-lançado da semana num cinema perto de casa. Numa quarta-feira. De bermuda e chinelos.

Qual será a de vocês? Como conseguiu realizá-la? Ao montar seu home-office sua vida mudou? O que pode contar para a comunidade sobre isso? Contribua com seus comentários portanto, dá uma diggada no post etc. Estamos esperando.

Venha para a turma do @falafreela

Antes de ir, queria fazer um convite: ouça o nosso podcast. Respondemos dúvidas e debatemos assuntos bem legais, todas as segundas-feiras. É só dar um PLAY aí embaixo e ouvir!

Mauro Amaral

Mauro Amaral

Editor-chefe

É editor, publicitário e conta histórias que o seu público vai gostar. Casado, pai de três filhos e mora no Rio de Janeiro. É o Diretor de Criação da Contém Conteúdo.

Portfolio Linkedin RSS E-mail (Leia mais artigos desse autor)


76 Responses to “Como montar um escritório em casa?”

  1. Simone says:

    Sou Contadora formada trabalho a 7 anos no ramo, montei meu escritório em casa a pouco tempo, mas sinto dificuldade quando percebo que meu espaço pessoal " meu cantinho" diminuiu.
    Tenho medo de perde minha casa para minha empresa. Alguém está ou já passou por isso?

    sisnml@yahoo.com.br

  2. suelle says:

    Oi, sou arquiteta formada há 1 ano e trabalho em casa desde que me formei, pois meu lance mesmo é ser meu próprio chefe. Disciplina pra organização eu tenho de sobra, meu problema é adquirir clientes. Aparecem, mas em pequena quantidade, então ainda estou com instabilidade financeira. Alguém tem alguma dica para me ajudar a fazer eles aparecerem?

    • André says:

      Suelle.. trabalho com projetos para construção civil, atualmente ainda sou empregado, mas desenho a noite em casa. Em breve abrirei meu negocio, mas em formato de Home Office. Algumas dicas para captar clientes é ir atrás, arregaçar a manga, fazer visitas a lojas de materiais de construção, lojas de moveis planejados, decoração, construtoras… geralmente eles terceirizam projetos e sempre tem uma demanda alta de clientes que pede projeto. Se voce tiver em contato, eles te indicam ou ate fecham parceria. Cartões de visita, internet, facebook… parecem coisas obvias mas dão resultado. Network, contatos.. é imprescindivel.

  3. Márcio says:

    Sou Contador formado há 5 anos, trabalho numa empresa e comecei a trabalhar em casa. Tenho poucos clientes, mas quero conseguir mais para sair do meu trabaho e ficar só como freelancer.
    E ai, como posso fazer para conseguir mais?

  4. Dionir Penha Robles says:

    Estive observando as idéias dos amigos internautas e achei interessante a opinição de alguns. Eu estou aposentado há 09 anos, claro faço bicos e algumas aulas particulares. Estou pensando em abrir um escritório em casa para efetuar cobranças…mas o problema é arrumar a clientela…no demais mãos à massa. Reestudo essa possibilidade. Ainda pode-se arrumar algumas outras atividades. Sou aposentado conheço bem informática e preciso de técnicas para esse mister.

  5. juarez dos santos araujo says:

    olá vou abrir um escritório vitual contabilidade em casa tem grande movimentos de carros. com faço para te clientes outro vintes sete estado brasileiro?.

  6. Rose Maria says:

    Olá. Não é de hoje que tenho vontade de montar algo em meu apê. O espaço físco é conveniente. Mas, não sei bem como começar.Objetivo ter
    uma coluna em u m jornal e com isso captar clientes. Estou desenvolvendo um plano para oferecer publicações para rede de supermercados.
    Aceito dicas. Parabéns a todos pelos seus comentários.
    Abs,
    Rose Maria

  7. Justin allyson says:

    gostaria de montar um negocio!
    De eventos para festas infantis..
    Gostaria de saber como posso começar?
    algm poderia me ajudar?
    OBGD

  8. [...] num post certa vez que a criação do home office é “O” passo para qualquer profissional freelancer. Um divisor de [...]

  9. josé alves says:

    ola. tenho um plano de abrir um escritorio de projetista em minha casa.
    tenho espaço dentro do lote de 3/4 de area, gostaria de sua opinião e o
    que devo fazer.

  10. Ivone Silva says:

    Ola, vou montar um escrit junto com minha irma que é advogada, mas quero fazer minha parte de contabilidade. Ainda nao tenho carteira de clientes.. Alguma dica?? Grata

  11. marcel says:

    Foi a melhor coisa que eu fiz trabalhar como freelancer já estou nisso há 6 meses e estou feliz pelo resultado obtido.

  12. helena says:

    milha filha é designer,já fez alguns estágios,quer montar uma emprêsa em casa,não sabe por onde começar,não sabe coma arrumar clientes

  13. [...] atuando no mercado publicitário atendendo diversos clientes no Brasil e exterior. Tenho estrutura home-office para atender trabalhos de demanda ou que sejam só uma parcial em [...]

  14. Maria Vicentina says:

    gostaria de abrir um pequeno escritoeio contabi em casa . Alguém poderia me dar uma dia]ca?

  15. Ana Maria says:

    Oi pessoal, meu marido é freela a mais ou menos 16 anos….posso dizer que trab em casa vc vive a mesma rotina ….por um lado é bom e por muitos outros não…quando ele começou a trab em casa minhas filhas eram muito pequenas e não entendiam que o pai precisa de silencio..e quando adolencentes reclamvam do telefone tocar a todo momento..em horas improprias……com muita paciencia e conversa colocamos tudo em ordemm..não é facil e tbm não é um oasis..precisa de muito determinção e coragem pra matar um leão todo dia.

  16. André says:

    Pretendo dar meu "grito de independência" em breve, sou formado técnico em construção civil e administração de empresas. Hoje ainda trabalho em uma empresa e dsempenho meus trabalhos de engenharia a noite. Tenho o sonho de trabalhar em casa, tenho muitos trabalhos em andamento (todos por indicação), tenho bons e muitos contatos, e creio que se "meter a cara", mostrando um diferencial especifico (que ainda não existe na cidade que moro), a demanda aumentará. Sou organizado com meus horarios e disciplinado com meu financeiro. O ambiente de casa não será o fator de insucesso, já que todos me respeitam quando estou trabalhando a noite. Será que estou pronto para aderir a vida freela???

    • mauro_amaral says:

      André,
      Eu diria que vontade não está falando para você! Uma dica: prepare-se lendo os artigos do Cristiano Santos sobre produtividade. Ele dá uma aula sobre o assunto e este costuma ser o principal gargalo de quem está começando!

  17. Wow, superb weblog structure! How long have you ever been running a blog for? you make running a blog glance easy. The entire look of your web site is excellent, let alone the content!

Leave a Reply

Direto do @falafreela

Editores no Twitter