Startups estão na moda. A mídia não cansa de falar de pequenas empresas que receberão milhares de dólares em investimentos ou foram compradas pelo Google ou Facebook, por altas quantias. Mas existe vida além do Venture Capital e o nome é Bootstrap. Muitas startups optam por não procurarem investimentos com empresas de capital de risco, investidores anjo ou individuais e preferem ao custo do próprio suor, fazer o negócio crescer. Sim, com menos dinheiro no caixa, a empresa provavelmente vai crescer a um ritmo menor, mas até isso, pode ser benéfico. Não receber dinheiro de investidores significa que os sócios mantém total controle do que acontece na empresa e não precisam da benção de um conselho ou dos investidores para tomar decisões estratégicas, o que em alguns casos tornam essas empresas muito mais ágeis que outras startups, que receberam algum dinheiro. A few euros coins, isolated Mas como começar um negócio se ter dinheiro para, no mínimo, sustentar os sócios durante os meses em que ainda não existe um cliente "pagante"? Acredite, essa dúvida ronda até mesmo a cabeça de quem pretende "correr atrás" de algum investimento. Sem um modelo de negócios comprovado, ou seja, sem clientes comprando seu produto ou serviço, e pagando por ele, dificilmente um investidor irá assinar um cheque para a sua empresa. No começo todas as empresas são boas ideias, mas a forma como os sócios fazem essa ideia se tornar realidade é o que diferencia as empresas de sucesso das que fecham as portas.

O primeiro passo e um dos mais importes: mantenha seu emprego!

Certifique-se de que seu contrato de trabalho atual permite começar uma nova empresa, de que o negócio da sua startup e o negócio da empresa em que você trabalha não sejam conflitantes ou concorrentes. Se precisar procure um outro emprego que possibilite que você dedique menos horas ou que mais liberdade.

Tenha certeza de que sua família está com você.

Começar um negócio exige dedicação, tempo, esforço e dinheiro, se sua esposa/marido e filhos apoiam a ideia menos difícil será quando você precisar trabalhar madrugadas inteiras, ou não participar daquele churrasco de família no final de semana, porque precisou trabalhar na sua startup.

Faça dinheiro! Não gaste dinheiro!

Sua startup não vai fazer sua conta bancária triplicar quando você receber o cartão do CNPJ da empresa, então, preste atenção onde e como você gasta o seu dinheiro. Gaste com o que for realmente necessário, procure serviços gratuitos, ajuda de amigos e parentes e faça você mesmo tudo o que for possível. Você não precisa de uma linha de telefone para a sua startup, ou de um escritório legal e cheio de gadgets e Coca-cola na geladeira, você pode trabalhar na mesa de jantar da sua casa mesmo.

Pague seus funcionários, mas não use dinheiro para isso!

Se sua startup é uma empresa de tecnologia, isso é menos difícil. Muitos programadores acreditam em boas causas e topariam te ajudar com seu projeto em troca de alguma % do negócio, de divulgação do seu trabalho, ou como já fizeram comigo uma vez, em troca da garantia de que o seu produto sempre tenha uma versão free disponível para quem não puder pagar por ele.

Erre rápido, conserte rápido!

Teste suas ideias, construa seu produto, coloque-o em teste pelos seus usuários, interaja com seus clientes, saia do escritório e veja o que seus possíveis clientes acham do seu produto ou serviço. Tome nota dos pontos positivos e negativos, e corra para o escritório novamente, faça as alterações e adaptações necessárias e volte à rua. Criar um produto leva meses, talvez anos e se você deixa para testa-lo apenas quando estiver 100% pronto e satisfeito, poderá ser muito caro corrigir os erros. Seja ágil, esse é um dos maiores diferenciais entre a sua empresa de um homem só (ou poucas pessoas) em relação àquela multinacional concorrente que tem 126 níveis hierárquicos e a decisão de comprar ou não um clipes de papel leva 2 meses para ser tomada. Não existem falhas, apenas aprendizado!
zp8497586rq