Algumas pessoas encontram muita dificuldade em encontrar material em português e atualizado em livrarias online e físicas sobre edição de vídeo. Eu gostaria de ser a pessoa responsável por dizer que livros comprar, porém também sofro do mesmo problema. A verdade é que não há (ou há, porém pouco) interesse das editoras nacionais em trabalhar literatura para o mercado de vídeo, pois em geral editores de vídeo ou cursaram alguma instituição (mais tarde irei citar algumas muito boas para os interessados), e com isso ganharam suas apostilas, ou são fluentes (alguns só tem domínio técnico) na língua inglesa. Film Department Creative Commons License photo credit: D Services O que é mais fácil de encontrar no Brasil são os video-treinamentos, via streaming online ou via DVD comprado e, diga-se de passagem, eles são muito bons. Abaixo segue uma lista (ordenada por qualidade superior > inferior) dos sites onde é possivel encontrar tal conteúdo.

Studio Motion http://www.studiomotion.com.br

Essa é a principal instituição de ensino em vídeo (no aspecto técnico) que existe. Para quem mora em São Paulo ou tem possibilidade de viajar para treinamento, é minha maior recomendação. Para quem não pode viajar para fazer o curso, segue os principais DVD’s

Render http://www.render.com.br

No melhor estilo Lynda, esse site nacional não tem medo do plágio e trabalha exatamente com o mesmo formato, oferecendo duas modalidades, uma com plano de tempo de acesso para o curso em formato On-demand, outro para compra do DVD. A vantagem dele é que ele possuí treinamentos em plataforma Adobe, que não é abordado na Studio Motion

Para quem não tem medo de Inglês:

  • Amazon.com: Se você precisa de livros sobre edição, seja em plataforma Apple, Adobe ou Avid, Amazon é o local! Os livros estão quase sempre atualizados com as últimas versões, e o melhor, pelas leis brasileiras, livros não podem ser taxados na alfândega. Só preocupe-se com taxas de importação se o Livro acompanhar um DVD, Se ele for somente o livro, não há problemas.
  • Barnes & Noble: Outro ótimo website internacional com literatura para edição de vídeo em todas as plataformas e também nas versões antigas, caso você seja obrigado a usar aquela licença original antiga que você tem em casa, ao invés de fazer um upgrade para a versão mais recente.
  • Mac Pro Video: Recomendado pela própria Apple em seu website, a Mac Pro Video é focada principalmente em vídeo aulas e possuí conteúdo em todos os níveis, do básico ao avançado. O Conteúdo é pago, mas de qualidade

Existem escritores/autores mais interessantes que outros?

Na verdade não. Livros sobre softwares são em geral muito parecidos, alterando apenas no quesito de profundidade técnica. Existem livros desde a famos série “For Dummies“ até os mais complexos e avançados, mas no que diz respeito a didática, eles são muito semelhantes. Uma dica esperta: Algum dos leitores já ouviu falar no termo RTFM? Pode parecer bobeira, mas o fato é que a maioria dos softwares de edição possuem seus próprios glossários de funções e acesso. Le-los é muito mais útil do que parece. Se você está aconstumado com a lingua inglesa, seguem dois links interessantes (infelizmente não achei nada até o momento da postagem para os fãs da AVID, porém se achar, prometo que faço uma adição posterior)
  • Final Cut Pro X Help files: Sua grande vantagem (assim como o da adobe) é a função de busca, que facilita você procurar exatamente sua dúvida.
  • Adobe Premiere CS5.5 Manual: Ao contrário do Help da Apple para o Final Cut, o help da Adobe possibilita o download do manual. Para quem gosta de papel ou de ter o conteúdo offline no seu e-book reader, faça download aqui
  • Adobe TV: Ótima fonte para os que gostam de vídeo aulas. Organizado em parceria com o Lynda.com. Não precisa de cadastro e ainda conta com um sistema de classificação dos usuários por estrelas. Os melhores vídeos estão lá com todas (ou quase todas) as estrelas preenchidas.
Aguardo comentários e novas indicações!