Dia desses fui a uma reunião em um novo cliente no mesmo Centro do Rio de Janeiro que freqüento há...bom deixa pra lá. Muitos anos. Trajeto mais do que conhecido ali pelas cercanias da Av. Rio Branco. Como meu carro está passando por uma intrincada operação de guerra para fazer valer a garantia do fabricante, optei pelo transporte público, todo pimpão, colaborando para a melhoria do trânsito. E daí senti na pele as mudanças do clima no planeta. Gente, é real. Esta bola azul que escolhemos para morar não é mais a mesma. Quente, muito quente. Mais quente de todos os 37 verões que já vivi até agora. Beirando o insuportável com termômetros marcando à sombra 43ºC. Digo isso porque já fiz o mesmo trajeto em diferentes épocas, com direito a carregar pastas portfólios imensas e pretas que colaboravam para aumentar a sensação térmica e nada se compara ao que vivi esta semana. Fiquei pensando então que a comunidade de leitores do Carreirasolo.org deve estar passando por situações semelhantes, apresentando seus Jobs, prospectando seus clientes, indo a reuniões que, por ventura, até podem ser desmarcadas de última hora. Daí pensei se não caberia enumerar algumas dicas sobre como se comportar neste mundo do aquecimento global. Dicas simples, mais úteis. Vamos lá?
  • Horário: opte por reuniões nos extremos do dia. Antes das 9h ou depois das 17h. Assim você diminui a chance de ter uma desidratação. Quando isso não for possível evite sobretudo o horário entre 12h e 16h. O chão ferve!
  • Transporte: ainda que contraditório como primeiro parágrafo do post, opte sempre pelo transporte público. Metrô e linhas de ônibus especiais costumam ter ar-condicionado, item essencial na vida de hoje. Isso porque, do contrário, você chegará simplesmente destruído na reunião com o seu cliente. E não se esqueça, você está representando sua empresa. Imagine a visão que seu cliente terá de uma empresa que manda um representante entregar duas pizzas debaixo do braço?
  • Roupas: Até por isso, salvo ocasiões mega-formais, fuja de roupas pesadas. Invista em cores mais suaves e tudo de manga curta. Meninas, não se esqueçam de riscar a mini-saia da lista, ok?
  • Peso: Carregue pouco ou nenhum peso. Caso tenha que fazer uma apresentação leve o notebook. Caso não, evite. Um pendrive pode resolver sua vida da mesma forma. Vale também simplificar a lista de itens que vão em sua mochila-de-nerd-sempre-cheia. Deixe para o inverno.
  • Logística: Uma dica que sempre funciona é se programar para chegar entre 15 e 20 minutos antes do horário da reunião e, caso conheça o lugar, parar num café ou livraria para dar uma esfriada. É sério, meu sangue chegou fervendo ao Centro do Rio. Parei, pedi uma água gelada, li uns twetts enquanto bebia e parti para a luta.

Conclusão

Pode parecer exagero ou pauta improvisada para post mas a mudança climática é real. Tenho certeza que os leitores paulistas, por exemplo, devem ter vários causos sobre as chuvas das últimas semanas, não? Comentem!