Brigas e discussões. Elas vêm da falta de diálogo e confiança e se estabelecem nas relações e causam o maior estrago. Pessoas que antes se amavam hoje se odeiam ao ponto de não poderem coexistir no mesmo espaço e tempo sem que aconteça um cataclisma. A origem do problema geralmente está nas bases do relacionamento: nunca houve um esforço de conhecer profundamente o outro, aprender a conviver com os defeitos, manias e imperfeições ou estabelecer uma comunicação saudável. Não! Não estou falando de casamento, nem de namoro, estou falando da relação entre freelancer e cliente. [caption id="attachment_15072" align="alignnone" width="640"]"Então tá falado" "Então tá falado"[/caption]

Vamos discutir a relação

O bem mais importante que um freelancer tem em sua carreira é a sua marca pessoal. É ela que o diferencia dos outros, ela é a forma como você é visto  pelo mercado. Um deslize, apenas um, e você terá que trabalhar muito para recuperar o dano. Por esse motivo, você deve  investir em um relacionamento de qualidade com o seu cliente. Preserve sua marca pessoal e evite desgastes desnecessários. Construir essa relação é sua responsabilidade. Não adianta postar nas redes sociais ou ficar reclamando (na maioria das vezes com razão), isso não resolve. É necessário diagnosticar e sanar os problemas. É uma tarefa árdua e a longo prazo, seja firme, pois ela trará muitos benefícios. Para te ajudar vamos a alguns pontos importantes:

Foco no cliente

Conheça bem o seu cliente? Esteja próximo, entenda suas necessidades, suas expectativas, seus hábitos de consumo. Levante o máximo de informações.  O cliente valoriza mais o profissional que lhe conhece. Encante-o e ele será a sua melhor  propaganda!

Gestão de Relacionamento

Muito além da tecnologia (software) a gestão de relacionamento com os clientes - CRM (em inglês, Customer Relationship Management) é uma filosofia, uma estratégia de negócios, que busca ao longo prazo aperfeiçoar as relações  com os clientes atuais e novos. É importante ter um sistema de registro de todas os dados do cliente (pode ser um caderno, editor de texto, uma planilha de cálculo ou software), entretanto, nenhum dado tem valor se não for monitorado, analisado e interpretado. Transforme dados em informações. Entenda: a ferramenta CRM é mais do que um software, ela é uma estratégia, uma filosofia.

Saiba comunicar

A comunicação com seu cliente deve ser precisa, de qualidade, periódica e constante. Seja no envio de um orçamento ou de uma cobrança tem que ser bem feita. Capriche no visual, nos textos e no conteúdo. Nunca ignore o seu cliente, responda, sempre! Dica: registre todos os contatos com o cliente, seja por telefone ou por e-mail, anote pelo menos a data, hora e o conteúdo principal da conversa.

Entregue soluções

Entender a real necessidade do cliente é o segredo, nem sempre o que ele pede é o que ele necessita, desenvolva sua habilidade de argumentação, ela será necessária. Sempre que possível envolva o cliente, ele precisa se sentir seguro e confiante se comprometa com ele.

E se tudo falhar!

Tenha um plano B. Antecipe os problemas que podem surgir no caminho, faça uma lista deles e procure soluções alternativas para cada um. E quando não for possível uma solução, converse com o cliente, será necessário reavaliar o projeto, buscar um caminho novo.

Enfim

Busque a excelência no relacionamento com seus clientes, sempre que possível melhore, com toda certeza você colherá bons resultados desse trabalho. Compartilhe conosco suas experiências com clientes, como você se relaciona com eles? Quais são suas maiores dificuldades? Vamos trocar ideias! Até a próxima!