Olá amigos Freelancers! Você já parou para pensar o que esta fazendo aqui? Entendo que se você está aqui, se acompanha o Carreira Solo e o FalaFreela é porque está decido a levar a carreira freelance adiante, afinal, ser freelancer é uma opção! Assumir essa opção exige comprometimento.

[caption id="attachment_15422" align="alignnone" width="600"]caminhada Tudo é uma caminhada. Até o caminho sabe disso.[/caption]

O seu estilo de vida, relacionamento familiar, convivência social, finanças e até sua alimentação são influenciadas por essa decisão, por isso, precisa considerar sua importância e inseri-la em seu projeto de vida.

Ótimas perguntas para se fazer nesse momento são “Para onde estou indo?”, “O que quero alcançar?”, “Quais são os meus objetivos?”

A definição de objetivo é uma importante ferramenta para quem leva a sério a opção “ser freelancer”, pois traz muitos benefícios:

  • Te oferece uma rota para seguir;
  • Fortalece o seu empenho;
  • Dá detalhamento;
  • Estabelece padrões de desempenhos;
  • Possibilita a avaliação.

Por isso, mais que definir seus objetivos você precisa declara-los, registra-los, pois só assim você poderá mensurar o seu progresso.

Como definir os objetivos?

Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar. O que você tem  nesse momento é o “Presente” seu estado atual o que pretende alcançar está no “Futuro” seu estado desejadoPara descrever aquilo que se pretende alcançar siga estas pistas, elas podem te tirar do lugar:

1. Os objetivos devem ser bem formulados e irem ao encontro daquilo que você busca e não daquilo que você não deseja. Por isso, escreva sempre de forma positiva. Por exemplo: em vez de “Não quero engordar” use “Quero emagrecer”.

2. Qualquer pessoa fica desmotivada se não sabe o que está buscando, por isso os seus objetivos precisam ser específicos e mensuráveis. O que você quer? Quando? Quanto? Como? Com quem?

3. A responsabilidade de alcançar os seus objetivo é totalmente sua, não queira transferir para outra pessoa, não culpe ninguém, assuma o controle. Outras pessoas podem até facilitar ou atrapalhar, mas não são responsáveis pelo cumprimento do seu objetivo.

4. Alcançar objetivos demanda constância, persistência e exige dedicação diária. Trabalhe sempre, sem desanimar.

5. Avaliar constantemente o seu progresso, “Quanto falta para eu alcançar?”, “O que posso melhorar?” e “O precisa ser mudado?” Faça as alterações, corrija a rota  e siga em frente.

O que você está fazendo aqui?

Todas as semanas, ouvindo cada podcast, lendo cada post. Existe um propósito para tudo isso. Mais do que levar a carreira freelancer adiante, aqui você se prepara para alcançar cada objetivo, cada item que traz realização, satisfação por assumir a opção, "ser freelancer".

Espero estar colaborando com seu crescimento, fique a vontade para opinar, acrescentar e compartilhar conhecimento. Um forte abraço e a gente se encontra no próximo post!

#freelancercomorgulho