Na Grécia antiga, na cidade de Delfos, havia o  santuário do deus Apólo, o deus da razão e do conhecimento. Sobre o portal estava escrito o seu  famoso oráculo: “Conhece-te a ti mesmo”.

Sócrates, o filósofo, foi consultar o oráculo pois desejava saber o que significava ser um sábio, já que muitos o consideravam como tal. O oráculo então lhe perguntou: “O que você sabe?” Ele respondeu: “Só sei que nada sei”. O oráculo então concluiu: "Sócrates é o mais sábio de todos os homens, pois é o único que sabe que não sabe."

Mas afinal o que essa história tem a ver com a vida do freelancer?

Tudo. Ela  apresenta as duas virtudes que farão a diferença em sua carreira. Vamos a elas então:

Humildade

A palavra humildade vem do Latim “humos” e significa terra fértil. Ser humilde não é ser tímido ou ingênuo, muito pelo contrário. Ser humilde significa saber quem você é, conhecer muito bem as suas potências e suas qualidades. Você é bom em alguma coisa, talvez não tenha identificado ainda e pode realizar coisas incríveis, mas não seja arrogante e nem presunçoso!

Não é só isso: para ser humilde você precisa ter consciência de suas fraquezas também e reconhecer que você não sabe tudo. E isso é muito bom, pois quando reconhecemos que nada sabemos, não nos acomodamos e abrimos as portas para o aprendizado. Aqui vale lembrar que ninguém é bom o bastante para não ter nada a aprender ou fraco o bastante que não tenha algo para ensinar.

Sabedoria

A  sabedoria é uma característica diferente da inteligência. O sábio é diferente do erudito e uma pessoa pode ser sábia sem mesmo ter ido á escola. Sabedoria é a capacidade de transformar os nossos erros e os da sociedade em aprendizado. O sábio não se contenta com qualquer “explicaçãozinha”, ele mergulha fundo no problema em busca de uma resposta convincente.

Sócrates era assim: ele fazia perguntas, não aceitava os preconceitos de sua época  e questionava a todos! Em nossa jornada freelancer, precisamos muito buscar esta virtude, pois ela é a base do nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

[caption id="attachment_14613" align="alignnone" width="640"]"humpf...eu não sei jogar futebol!" Sócrates, o filósofo. "humpf...eu não sei jogar futebol!" Sócrates, o filósofo.[/caption]

Concluindo

Exercite a humildade e a sabedoria no seu dia a dia freelancer! Quando estiver prospectando um cliente,  em uma reunião de briefing,  trocando informações com um amigo ou atualizando o seu portfólio perceba os benefícios, o quanto você pode evoluir. Conhece-te a ti mesmo e ame a sabedoria (filos/sofia).

E você, como tem percebido estas virtudes em sua carreira? Compartilhe conosco suas experiências!