Desde pequenos somos treinados para não fazermos coisas erradas: “Não responda a seu Pai!”, “ Desce daí menino, você vai se machucar”, “Não seja mal educado”. Entre as milhares de frases que ouvimos de nossos Pais e  Professores, o foco sempre estava em nossas deficiências.

E quanto as nossas qualidades? Fomos treinados ou estimulados a desenvolvê-las? Acredite: não. Pelo menos não com a mesma frequência e intensidade. Devido a nossa educação, muitas delas não atingiram a maturidade, estão infantilizadas, incubadas dentro de nós.

Ao nos tornarmos empreendedores de nossa carreira, buscamos crescimento e realizações e para isso precisamos identificar e desenvolver nossas melhores qualidades, as quais dou o nome neste post de habilidades.

O que é habilidade?

A palavra Habilidade vem do Latin "Habilitas" e significa capacidade. Ela é derivada do verbo Habere: ter, dominar abranger. É uma qualidade desenvolvida, treinada e aperfeiçoada. É o saber fazer. O filósofo iluminista francês Voltaire (1694 - 1778) a define como um indicativo da capacidade de produzir soluções para um dado específico.

Você, freelancer, sabe do que estou falando: é aquilo que você faz melhor do que ninguém e faz com paixão. É aquela solução que você “entrega” ao seu cliente. Aquele assunto que você estuda, aprofunda mais do que os outros. Isto é habilidade.

post_habilidade

Desenvolvendo suas habilidades

É claro que não existe fórmula mágica para desenvolver suas habilidades, o segredo como sempre é se dedicar, trabalhar muito. Entretanto algumas dicas podem ajudar você a se encontrar:

  • Identifique quais são suas principais qualidades e como elas são aplicadas em sua vida freelancer;
  • Somos visuais, por isso, faça uma lista, classifique suas habilidades. Você pode, por exemplo, criar um sistema de pontuação (pode ser estrelas, números, use sua criatividade);
  • O domínio de ferramentas também é uma habilidade. Entretanto, procure ir além. Se você é um expert em um editor de imagens, pense nas soluções que essa habilidade pode gerar;
  • Foque nas atividades que estão conectadas com os seus objetivos de vida;
  • Determine um tempo durante o dia para estudar. Aproveite! É um dos benefícios de ser freelancer;
  • Almeje novas habilidades, tente aprender coisas novas sempre!

Concluindo

Desenvolver suas habilidades pode trazer muitos benefícios em curto prazo: cada habilidade em si já traz um ganho para sua carreira, você pode se promover melhor, aumentar sua hora técnica e também diminuir o tempo dos projetos.

Para finalizar, vamos falar de uma habilidade importante que todo freelancer deve desenvolver, a de compartilhar conhecimento. Experimente, deixe seu comentário, ou compartilhe nas redes sociais. Até a próxima!