Você gostaria de ser invencível? Não sentir dor, não se machucar, não se ferir? Este é um dos sonhos mais antigos da Humanidade e o objetivo do projeto "Meet Graham"

Durante séculos, milhares de páginas de livros, revistas em quadrinhos e poemas já foram escritos sob esse tema. Na ficção alguns heróis podem atravessar a rua sem olhar para o lado, despencar de grandes alturas e nada acontece. Mas eu e você somos de carne e osso. Basta um tombo forte ou talvez um acidente de carro para voltarmos a realidade nua e crua. Nós quebramos. E se precisarmos sobreviver, como teríamos que ser?

Conheça Graham.

graham1 Conheça o projeto Meet Graham, criado para nos lembrar como somos vulneráveis.  Juntos um médico, um engenheiro e uma artista imaginaram o ser humano para criarem algo (quase) indestrutível. O projeto é da TAC, uma organização governamental que trabalha na prevenção de acidentes na Austrália. A organização conduz pesquisas e promove campanhas com foco na educação e prevenção. Uma delas é a Towards Zero (algo como “em direção ao Zero”) que procura criar um futuro livre de mortes no trânsito. Veja o vídeo abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=bsyvrkEjoXI&feature=youtu.be Dentro deste programa surgiu a ideia de chamar Christian Kenfield, cirurgião especializado em traumas do Royal Melbourne Hospital; Dr. David Logan, engenheiro especialista em segurança nas estradas e segurança nos veículos e Patricia Piccinini, renomada Artista Australiana, para repensar o corpo humano, criando uma nova criatura, capaz de sobreviver as esmagadoras forças envolvidas num acidente de carro.
Um cirurgião para entender o funcionamento do corpo, um engenheiro para demostrar a física por trás dos acidentes e uma artista renomada que cria um novo ser - este é Meet Graham.
Dessa parceria surgiu Graham, a única “pessoa” projetada para sobreviver nas estradas. Ele é, além de uma instalação artística itinerante, “uma ferramenta educacional para discussão sobre a vulnerabilidade humana (...) que explora como seríamos se fossemos construídos para sobreviver em nossas estradas.”

Interaja com Graham

No site do projeto você pode interagir com uma animação em 360º do nosso amigo indestrutível e conhecer cada proposta desenvolvida para fazer com que ele nada sofra, mesmo com os piores acidentes. Ou pode acessar aos vídeos que mostram seu crânio, cérebro e caixa torácica em detalhes. Graham viajará por Vitória, estado australiano, para educar os cidadãos através da Ciência e da Arte. Se você mora no país ou vai visitá-lo em breve, não deixe de conferir.

Expandindo Graham

O projeto vai além de uma instalação, de um site e dos vídeos, ele quer realmente educar as pessoas. Se você também está envolvido em alguma atividade de prevenção de acidentes pode usar as ideias contidas neste documento em PDF, para ensinar, ou aprender com o projeto, mesmo à distância.

Outras Iniciativas

Inúmeros programas como esse são lançadas todos os anos, no mundo todo. Sites como o Distraction ou o Think são realizações governamentais que visam, através da Educação, atuar de forma incisiva na prevenção de acidentes nas estradas, principalmente com os jovens.

Além da Direção

E se você está no trânsito, mas pedala ao invés de dirigir, precisa acessar o projeto Airbag para ciclistas. Nele você vai encontrar um produto que promete salvar sua vida através de um capacete que se infla automaticamente em casa de queda. Veja o vídeo explicativo. https://youtu.be/0aX-WXBMI8I Esteja onde você tiver, seja no volante, pedalando ou simplesmente atravessando uma rua, a sua segurança é fundamental. Educar nossas crianças (e muitos adultos também) não deve ser um problema somente dos governos, mas de todos nós. Vá por onde for, mas se mantenha seguro.