Itunes_podcast_icon_300 Assine o nosso feed no iTunes! 1979. A rua é movimentada, mas as escadas rapidamente nos levam a um mundo mais silencioso. Cartazes, bomboniére (era pré-pipoca, que se comprava na rua), chão emborrachado. Toda uma sorte de aromas me invadia, resumindo o que eu, anos mais tarde, saberia tratar-se de uma experiência sensorial e multicanal de caramelos, hortelãs e vozes em baixo tom. Dentro do templo, lusco-fusco e um imenso altar imaculado pois branco e silencioso. Cadeiras ainda de madeira nas costas, rangiam. Um salão imenso, dos quais restam poucos agora, mezanino, lotação máxima. "Sente aqui e fique quietinho. Já vai começar". Sem traumas, sem grandes preparações e, até por isso, de forma inesquecível, eu era apresentado ao cinema. Algumas das cenas deste primeiro filme teimam em sobreviver um minha lista mental. Mas são muitos outros os bons e ótimos momentos vividos naquelas cadeiras. Adiante alguns anos à frente e você poderia até mesmo me ver em meio a uma passeata, protestando contra o fechamento da sala e sua conversão (sic) em igreja de fins lucrativos e duvidosos. Inutilmente. Mas, foi-se o templo, ficou o rito. E, tempos mais tarde, o filme semestral da infância, converteu-se em assistência diária de infinitos outros. [caption id="attachment_15135" align="alignnone" width="640"]10filmes_Base-Slider-FF-640-x-303 Buster Keaton![/caption] E foi um pouco do grande barato de sair da sala de cinema e sentar para discutir sobre "o que impressionou você no filme que acabamos de ver", que trouxe para este programa especial, com "duas meias-hora" de duração. Selecionamos 10 filmes que, de alguma forma, mudaram nossa forma de entender nossas carreiras e posturas criativas. Como toda lista ela é pessoal (no caso tripartida) e incompleta. Você terá os seus, discordará dos nossos e terá sua opinião. Mas, se o programa servir para que você cultive esta discordância, terá valido ainda mais do que a diversão que foi gravá-lo e editá-lo. Então, meninos e meninas, arrumem-se aí em suas cadeiras. Fiquem quetinhos. Já vai começar:

Baixe em mp3 ou .ZIP

Linkania

~> Os 10 filmes (+ filme bônus) em seus links especiais: Piratas do Silicon Valey, Em busca da Felicidade, Meia Noite em Paris, Sociedade dos Poetas Mortos, O Garoto, Fantasia, 8 1/2, Dogville, Tudo sobre minha mãe, Matrix e TPB AFK; ~> Resenha iTunes Store: faça agora e ajude o nosso podcast! ~> Recadinho para o FalaFreela#100. É só enviar um email com o seu depoimento em áudio! ~> Assine a newsletter: toda semana você recebe um resumo do que foi publicado no site! ~> Artigo sobre a revolução sonora de Fantasia; ~> Outros filmes citados: Trapalhões nas Minas do Rei Salomão, Branca de NeveA Onda, Be More Dog, O Homem Bicentenário, Amor Além da Vida e O Grande Ditador.

Participaram deste episódio

~> Mauro Amaral: editor-chefe do carreirasolo.org e Diretor de Criação da contemconteudo.com ~> Carol Vigna-Marú: editora do carreirasolo.org, escritora, pintora, uber-nerd e lagartixa.org ~> Cristiano Santos: design, videocaster e publicando sempre no cristianoweb.net

Ficha técnica do #falafreela94

Gravado em 26/07/2013 e deixando outros 100 filmes de fora da lista. Você ouviu ao fundo as trilhas dos filmes citados e, claro, dois temas que todo mundo conhece.... E aí? Seu filme preferido ficou de fora da lista? Então comente!