[ratings] [caption id="attachment_1749" align="alignnone" width="500" caption="Cartilha Experimente Design Estratégicamente é novidade da ADEGRAF"]Cartilha Experimente Design Estratégicamente é novidade da ADEGRAF[/caption]

Num cenário apocalíptico escritórios de design desertos apresentariam um último post-it, no último iMac ligado: "Nosso cliente fechou o novo projeto com seu vizinho do 401". Seria o recado final de uma era onde clientes mal informados, aconselhados por profissionais mal intensionados terminariam com a função de nos deu produtos melhores e mais baratos, revistas e sites; mas que é tão pouco reconhecida.

Mas, claro, não chegaremos lá

Porque graças a algumas iniciativas este cenário provavelmente ficará nos livros de ficção nada científica. A cada dia vemos organizações, sindicatos, profissionais e empresas sérias ajudando a seus clientes a entenderem , afinal, o que é comprar design e qual sua função no competitivo mundo de marcas. Uma destas iniciativas, por exemplo, vamos conhecer e/ou comentar agora. É a cartilha "Experimente design estrategicamente". Criada pela ADEGRAF (Associação dos Designers Gráficos de Brasília) esta cartilha tem como finalidade esclarecer o que é Design Gráfico, quais as vantagens em utilizar esse fator estratégico e os melhores procedimentos para contratação de profissionais nessa área. A preocupação da ADEGRAF foi levar às pessoas o conhecimento necessário para o estabelecimento de uma relação profissional que solucione as necessidades deempresas e instituições, evitando equívocos como contratação de profissionais sem qualificação adequada e o abuso de ambas as partes nessa relação comercial.

Usos e abusos

O grande barato desta publicação é que ela não cai no vício fácil ser uma plublicação de "designers para designers". Mantem o foco no cliente o tempo todo. Até por isso é para ser usada a torto e a direito. Se você é um designer freelancer ou tem um escritório. Recebeu cliente em casa? Dê um exemplar. Foi visitar um prospect? Use algumas lâminas em sua apresentação. Mandou e-mail? Ditribua o link da versão em PDF a torto e a direito. Todo mundo ganha. Se você é um cliente que precisa de Design ou pretende contratá-lo Você é o "head" de uma empresa privada ou órgãos público que necessita, em seu dia-a-dia ou mesmo esporadicamente desenvolver peças gráficas como identidade visual? Leia o que cada tipo de produto pode fazer por sua marca e qual profisisonal pode criá-lo. Aprenda também como e por quê este tipo de serviço deve ser pago :D

Making Of

O projeto inicial da cartilha foi idealizado por Luana Wernik, como projeto de graduação na Universidade de Brasília. O conteúdo e a forma finais foram adaptados por um grupo de trabalho da associação, que contou com integrantes da atual diretoria. A cartilha impressa será distribuída gratuitamente dentro do Distrito Federal e arredores, e seu conteúdo está acessível pelo site da associação: http://www.adegraf.org.br/cartilha.
Zemanta Pixie