Carreirasolo.org

Surfando no Tsnunami da Crise

bazar-e bozorg, isfahan october 2007
photo credit: seier+seier+seier

Tempo de crise é sempre tempo de oportunidades. Esse mote é antigo, mas continua tão verdadeiro quanto sempre foi. Eu tenho quase 15 anos no mercado e esta é a minha segunda grande crise e alguns aprendizados ficaram, tantos vieram do bom senso mas a maioria veio porque eu não me dei exatamente bem e tive que aprender rápido pra evitar que a vaca fosse pro brejo de vez. Portanto, vamos cuidar das vaquinhas, certo?

Em um período de fartura onde os contratos, volta e meia, apareçam rechonchudos ou o cliente pede pra quase dobrar o valor pois “o cliente dele não está acostumado com valores tão baixos”, os pagamentos miraculosamente entram, as vezes até antes do prazo e coisas assim do tipo que o santo desconfia, é sinal claro de que as coisas, em pouco tempo, vão ficar cinzentas.

E ficam mesmo. No 11 de setembro, meu faturamento mensal foi de 10 para zero em três meses e eu só consegui passar o ano por causa do dinheiro que foi poupado. Me empolguei com tais contratos, investi bastante em máquina e de repente ficou tudo um breu só.

Quando bate a crise, as pessoas ficam mais doidas, mais atarefadas e acaba acontecendo com os projetos uma ou outra situação: ou o prazo fica mais insano ainda ou fica indefinido, congelado, pois todo mundo para pra pensar mais, para revisar melhor ou para buscar outras aprovações ou mesmo incorporar mudanças em escopo e etc.

Normalmente é um período de demissões e quem fica tem de trabalhar por duas ou três pessoas, assim sendo, perde-se um tempo danado avaliando e reavaliando decisões e projetos que estavam a beira de serem executados. As duas situações são enervantes, então, o que fazer? Use bem o seu tempo.

Dicas rápidas

Pra fechar

O multitalento é, por excelência, o profissional mais apto a surfar essa onda. Ele vale por muitos e por conta disto pode impor uma rotina enxuta de trabalho, tendo o seu custo-benefício muito mais atrativo do que o profissional convencional. Mas é importante saber se colocar e ter um plano, uma estratégia de oferta inteligente. Mas esse papo fica para o próximo post!

Sair da versão mobile