Mais um leitor, o Daniel de Ávila, leu os posts da seção Editorial e cavucou uma dúvida bem pertinente. Ele nos pergunta como formatar o livro que ele acabou de criar para que tenha mais chances de ser lido pela turma da editora. Um texto só? Capítulos em arquivos separados? E a carta de apresentação, vai junto?
Calma, Daniel. Não é nenhuma cova cheia de leões. Para diagramação em softwares profissionais (como o InDesign, por exemplo), a separação por capítulo ajuda bastante porque normalmente é feito assim, em arquivos separados que são unidos depois no "book", inclusive para gerar índice/sumário automaticamente.
Entretanto, é muito raro você apresentar em editoras um original com este tipo de diagramação profissional. O mais comum é um único documento do Word mesmo. E de toda forma, separar os capítulos depois para ir para diagramação não é o fim do mundo.
Quanto à formatação, esta também varia muito de acordo com o que você está escrevendo, mas um bom parâmetro geral é:
- folha A4
- times/arial/verdana (alguma fonte simples e de fácil leitura)
- corpo 12
- entrelinha 1.5
- espaço de +/- 8mm entre parágrafos OU indentação da primeira linha do parágrafo
- margens decentes, de pelo menos 2cm
- seus contatos no rodapé
- título da obra no cabeçalho
- páginas numeradas
- encadernado
Ah: não coloque a sua carta de apresentação dentro da encadernação. Muitas vezes o original vai ser lido por leitores-beta e/ou vários profissionais dentro da editora e a cartinha normalmente se destina apenas ao conselho editorial ou ao editor (leitores-beta, por exemplo, raramente lêem a carta de apresentação).
E, claro, boa sorte!