Carreirasolo.org

Quanto custa um site simples? Desconstruindo o conceito!

Com certeza essa é a pergunta que eu mais recebo na minha inbox! Toda semana surge alguém por aqui que trás consigo um conceito distorcido sobre simplicidade na hora de contratar os meus serviços. A grande maioria não é por maldade, e sim, por puro desconhecimento mesmo.

Em geral a distorção se baseia na ideia de que algo simples, custa menos, porque normalmente deve ser mais fácil, mais rápido e nós damos conta sozinhos, certo?!

Errado!

Na prática, algo simples é bem difícil, aliás, muito difícil! Buscar uma solução de uma interface baseada num conjunto de informações, levando em considerações os inúmeros comportamentos dos usuários é algo bem complexo. Isso pra não falar nas limitações técnicas, como versões mais antigas de browsers e sistemas operacionais, velocidade de banda, entre outras.

Steve Jobs dizia que “design é função, não forma“.

Poucos são os profissionais que “realmente” consegue fazer alguma solução usando o mínimo de elementos possíveis num prazo curto. Isso pra não falar quando o projeto necessita de mais profissionais envolvidos, o que faz com que o mesmo posso não ficar tão simples assim!

O fato é que a minha resposta padrão também é sempre a mesma:

Depende!

E em seguida eu argumento fazendo perguntas usando a metáfora do mercado imobiliário. (Eu não sei qual foi o autor dessa metáfora e nem sei onde achei na web. Se você estiver lendo esse artigo, manifeste-se que eu coloco os créditos!!).

Percebem que ao responder cada uma dessas perguntas, você já imagina o quanto esse imóvel será caro? Com design para projetos web é a mesma coisa. Então a minha resposta será sempre a mesma:

Depende! 😉

E aí, vai continuar perguntando quanto custa um “site simples”?


Sair da versão mobile