Carreirasolo.org

Como montar um portfólio?

Para aqueles que querem montar um portfólio hoje em dia, um aviso. Um portfólio pode precisar dizer mais coisas do que a tradicional pasta preta com divisórias de plástico conseguirá. Isso só para citar o exemplo de diretores de arte e redatores publicitários. Saber se seu portfólio é bem montado é fácil (dou algumas dicas a seguir). Comprar uma pasta portfólio transada e cheia do diferencial, é ainda mais simples (e mais caro). Comportar-se bem na apresentação (outro post que prometo fazer em seguida), com algumas horas na frente do espelho, você aprende.

Mas saber se ele vai funcionar…

A resposta pode variar de acordo com sua especialidade nesta selva da comunicação. O importante é lembrar que o material tem dois grandes objetivos: oferecer sua competência profissional como “A” solução para aquele cliente e, claro, colar “colar” na memória de quem o entrevista/avalia.

A Regra Geral para montar portfólios

Separar 10 peças, numerá-las, pela qualidade, de 1 a 10 e distribuir na seguinte seqüência: 9, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10. Sacou? Você abre com sua segunda melhor peça e vai num crescendo até chegar aquela que você (e sua mãe…) acham seu melhor anúncio. (Se você não conhece de onde veio esta regra, leia agora o Manual do Estagiário, de Eugênio Mohalem

Variações sob o mesmo tema

Peças diferenciadas no portfólio?

Já vi em agência portfólio dentro de caixa de brinde surpresa (sabe aquelas em que um palhaço pula quanto você abre?), em formato de paleta de pintor, em lâminas independentes, com brindes estranhos…e garanto que amigos aqui podem relatar casos e mais casos. Em sua maioria foram enviados ou deixados nas recepções e, por isso, careciam do principal diferencial: seu dono. Não vou entrar no mérito se são funcionais ou não, se garantem o efeito desejado ou não; mas recomendaria paciência e prudência em sua utilização.

 

Leitura indicada

Sair da versão mobile