Carreirasolo.org

Trabalhar em casa acaba com o tempo para a família?

Se você souber dividir o tempo, não.

Trabalhar em casa como Profissional Freelancer tem seus segredos. O principal deles é saber focar seu tempo de frila de forma a organizar sua vida fora dele. Por trabalhar normalmente por conta própria e, sonho dos sonhos, dentro de casa, a tendência é você considerar que está ocupado 100% do tempo.

E isso é um erro. Em algumas fases pode ser mais rentável, em outros momentos necessário, mas não é a melhor maneira de seguir sua carreira de Profissional Freelancer.

Isso porque as pessoas são comprometidas com outras pessoas. Aliás, a própria internet é formada por pessoas. Portanto, equilibrar o comprometimento de seu tempo entre estes diversos pontos de influência é o segredo.

Trabalhar em casa é cada um na sua. Mas nem tanto só na sua, tá?

Existem níveis de comprometimento, é claro. Se você ainda mora com seus pais, por exemplo, tem mais tempo livre. Se você mora sozinho e tem algum tipo de relacionamento fixo, será cobrado um pouquinho mais; mas quando chegar em casa terá seu tempo só para você.

Mas…se você tem família e filhos…já passou para uma nova fase pessoal que requer sim, de você, que seja provedor, formador das pessoinhas que vieram ao mundo através de sua lavra. E marido/esposa, claro. (Os americanos batizaram isso de “Mom´s track”, ou seja, o caminho de mães com filhos na carreira, por exemplo, é mais lento do que as solteiras…)

O ponto aqui é entender uma regrinha básica que deve vir antes das dicas que vou colocar a seguir. E que é a seguinte: nada, anote aí e cole no monitor, nada pode substituir a vida que você vive com essas pessoas. Uso sempre o exemplo do “aprender a andar de bicicleta”.

Quantas vezes você aprendeu a andar de bicicleta pela primeira vez? Uma. Seu filho só vai aprender a andar de bicicleta apenas uma vez também. Vale a pena perder?

Estamos aqui para ganhar

Mas vale a pena conciliar? As dicas que relaciono a seguir são uma tentativa de ajudar você nesta, nada simples, tarefa.

Ok, Mauro. Mas eu moro sozinho e não tenho ninguém.

Não seja por isso: pense que você trabalha, vive e respira para sustentar sua felicidade. Vale tudo o que foi dito aí cima, com as devidas adaptações. Até porque não estou dizendo para ninguém viver em função única e exclusivamente do tempo e disposição dos outros. Nem que o outro seja, o momento em que você é apenas profissional.

O que acharam? Quem se habilita a contribuir com uma, duas ou três dicas para esta difícil tarefa de conciliar família e frilas?


 

Sair da versão mobile