Carreirasolo.org

Nota Fiscal. Será que todo freelancer deve emitir uma para ser considerado profissional?

Notas fiscais geram perguntas sérias. Esta foi enviada pelo leitor Marcelo Toscano. Segundo ele, quando algumas empresas recebem seu orçamento, interpretam a clássica cena: sem nota é mais barato?

Enfim, a bem da verdade, não é o fato do Profissional Freelancer emitir nota fiscal que vai transformá-lo em um ótimo profissional. Isso, a meu ver é um detalhe burocrático que em nada tem a ver com a atividade em si.

A não ser que você seja um contador, é claro.

Você está dizendo para nunca emitirmos nota?
Não, claro que não. É fundamental que todos nós tenhamos nosso nome registrado, possamos emitir nota e, porque não, até comecemos a gerar empregos. Não se esqueça que gráficas rápidas, estúdios de gravação, assistentes etc etc etc, se beneficiam quando seu negócio vai bem.

A questão é aqui é semântica: não é a nota fiscal que faz o profissional. Ela é antes uma decorrência da atuação correta que levou ao amadurecimento que levou a ter mais grana em caixa e, enfim, montar uma empresa e poder ser, fundamentalmente, legalizado.

Agora, se depois de toda esta estrada, seu cliente pergunta: “E aí, mermão, sem nota é mais barato?”, você poderia perguntar a si próprio:

Será que Freelancers vão precisar emitir advertências para seus clientes serem mais profissionais?

E vocês, o que acham?

Sair da versão mobile