Carreirasolo.org

Sempre diga quem você é

Ser Profissional Freelancer não é para qualquer um. Tem que ter ânimo para enfrentar mais tormentas do que bonanças, jogo de cintura para lidar com prazos irrisórios e um talento sobre-humano para construir uma logística financeira que possibilite que você sobrevida.

Mas, tudo pode ir por ralo abaixo se você errar no primeiro contato, ou, ficar sem a reposta correta para uma pergunta simples: E você, quem é mesmo?

Isso acontece principalmente em projetos maiores, onde equipes multi-qualquer-coisa reúnem-se dias antes da reunião de quick-off com o mega cliente que vai salvar a conta bancária de todos. Nestes casos, você tem que chegar com o trabalho de casa pronto, se quiser se safar. Vamos ilustrar com três pequenas cenas.

Cena 1.
Sala da gerente criativa de uma grande multinacional do mundo da web. Você abre a porta.
– Gerente: Você é o garoto da TI?
– Você: Ern…na verdade não…
– Então senta aí que a reunião já vai começar.

Ela é uma pessoa sem tempo e sem um foco preciso no que faz, justamente porque faz várias coisas. Para ela, você, além de não ser o garoto da TI, é um profissional inseguro e daquele tipo que dá voltas em vez de ir direto ao ponto. Até você explicar que é capacitado, atendeu a clientes maiores do que ela, tem prêmios nos quatro cantos do mundo e ainda é simpático…vai demorar umas duas reuniões.

Cena 2.

A mesma sala, a mesma gerente, a mesma porta que abre:
– Gerente: Você é o garoto da TI?
– Sim….
– Então o que está fazendo aqui? Vai começar uma reunião agora mesmo… cadê o projeto que pedi…

Será que vale a pena concordar com tudo o que falam sobre você? Será que você é o que os outros ( clientes, contratadores, amigos…) dizem? A opinião mais confiável que se pode ter sobre alguém, vem dele mesmo. Não se esqueça disso.

Cena 3.

Novamente, o mesmo cenário:
– Gerente: Você é o garoto da TI?
– Bom dia. Provavelmente não (sorriso simpático). Sou o Editor responsável pela reformulação do portal do seu principal cliente. Nos falamos por telefone (estende a mão). Os outros participantes da reunião já chegaram?
– Ainda não, mas se você quiser podemos começar…você disse Editor não?

Apesar do que o mundo Web tenta te fazer pensar você tem poucas chances de criar um Network confiável e estável. Não desperdice nenhuma chance. E esteja preparado para todas.

Resumindo. Mesmo se você fosse o garoto da TI, procure mostrar que um garoto não está numa runião daquelas à toa. Mostre ao que veio. Ou nem venha.

Sair da versão mobile