Carreirasolo.org

A franquia ao alcance de todos

Até pouco tempo atrás, franquia era negócio apenas para quem dispunha de um alto valor de capital, ou seja, para quem tinha muito dinheiro no bolso mesmo.

Mas com a mudança do cenário econômico atual e conseqüentemente com a mudança de estrutura acontecendo nas grandes empresas, pessoas “comuns” outrora conformadas com seus cargos e salários, estão vislumbrando a possibilidade de terem seus próprios negócios.

Percebendo isso, muitas empresas com modelos de negócios médios e pequenos estão se transformando em franquias justamente para atender esse público que está se tornando cada vez maior.

Quem teve a oportunidade de visitar a última Feira da franquia da ABF (Associação Brasileira de Franchising) que aconteceu em junho de 2012, pôde perceber o aumento significativo das chamadas ‘micro franquias’ com modelos de negócios de até R$ 50 mil de investimento.

O maior crescimento está nas franquias de “serviços” com negócios inteligentes, que cobrem carências de mercado e tanto o consumidor quanto o micro empreendedor, saem ganhando. Serviços nos setores de comunicação também crescem bastante, pois com o grande número de empresas surgindo, obviamente cresce a necessidade de divulgação.

O que é mais importante salientar para os futuros micro franqueados é que todo o cuidado deve ser tomado na análise dos números mostrados pelas franquias (sejam elas grandes ou pequenas).

Um item “básico” que muitas vezes é omitido ou simplesmente esquecido pelas apresentações de números da Rede, é o tão famoso “capital de giro”.
Infelizmente, vejo diariamente muitos empreendedores que descartam a possibilidade de separar o valor de capital de giro julgando não ser necessário, pois dependendo do tipo de negócio o dinheiro “gira rápido”.

Ou seja, mesmo em negócios de baixo investimento como as “micro franquias”, é necessária sim a reserva para o capital de giro. Tenham em mente que o ideal é que a reserva ideal para o capital de giro do seu negócio é igual a três meses do seu custo fixo mensal. É a receita para o sono tranqüilo.

Outro aspecto de extrema importância a ser analisado é a identificação com o ramo de atividade. Não se deve escolher um negócio apenas porque ele é ‘barato’ e cabe no seu bolso.

Gostar do que se faz é mais de meio caminho andado para o sucesso. O retorno financeiro é pura conseqüência para fechar com chave de ouro a sua felicidade e realização profissional.

zp8497586rq
Sair da versão mobile