Carreirasolo.org

Quanto eu cobro para customizar os templates gratuitos de um publicador?


photo credit: Marcin Wichary

Você navega todos os dias e encontra quilos, dezenas, milhares de templates gratuitos para wordpress, joomla, movabletype, blogger e vários outros CMS (Content Management System). Aliás, a própria utilização deles no dia a dia de profisionais como designers, tem transformado a criação de projetos algo mais rápida, não há dúvida, mas também alvo de atitudes anti-profissionais.

Então a melhor resposta seria: não cobre nada? Claro que não.

A procura pelo tema, sua instalação e posterior treinamento do cliente na utilização do site com aquele template free já vale alguns tostões. Mas se formos pensar no desenvolvimento do projeto em si, e sempre mirando na melhor formação e adequeção dos Profissionais Freelancers que lêem do Carreirasolo, existem boas práticas para se ter em mente quando se trabalha com templates free:

Sobre oportunidades de mercado

A customização de templates quebra seu galho. Mas se você quiser realmente aparecer bem na foto num mercado que não pára de crescer (e não estou falando só de blogs!), pense seriamente em aprender a criar seus próprios temas e vender esta habilidade como um de seus diferenciais. Pense que você pode ter como clientes não só os clientes diretos, mas outros designers, empresas de tecnologia, um grande portal…e por aí vai. É cada vez maior a quantidade de empresas que estão utilizando CMS em seus projetos. O mundo é de conteúdo. Aprenda a criar plataformas para ele!

Sobre este tema

Aproveitando: se você está em um leitor de feeds, ou se recebeu este artigo por e-mail, não deixe de dar um pulinho em nosso blog que está com novo design e seções. Ele é um bom exemplo de que quem sabe criar templates do zero, a partir de uma excelente direção de arte tem chances melhores em nosso mercado.

Sair da versão mobile