Carreirasolo.org

Como lidar com fornecedores como fotolitos e gráficas?

Proyectado

É muito gratificante quando nossos leitores enviam dúvidas que transcendem ao fazer web. O Carreirasolo foi idealizado para ser um local de encontro de todos os profissionais freelancers, sejam eles músicos, ilustradores, arquitetos, advogados e, claro, profissionais de internet. É um acontecimento muito legal quando recebo este tipo de dúvida, o título do post, pois mostra que, aos poucos, estamos chegando lá.

A dúvida, sobre trato com fornecedores gráficos (e seus tipos de frete), nos foi enviada pela leitora Elisa Dantas. Ela partiu de um ponto extremamente correto:Nem todos os freelas são puramente web, certo?

Certíssimo

Criamos projetos que podem ser brindes, banners, flyers, jingles e tudo mais. Neste momento, concordo, a relação entre nós e os fornecedores tem que ter um trato bastante diferente do tido com os clientes, porém dura e maleável na medida.

Ela segue indagando que tipo de perguntas podemos fazer para que, antes mesmo da aprovação da arte-final, tenhamos segurança naquela gráfica ou fotoliteiro. E mais: o que fazer quando ele atrasa ou diz que não poderá cumprir o prometido em cima da hora?

Sobre nossos fornecedores

A relação entre cliente e fornecedor é delicada mesmo. Geralmente inclui períodos de aprovação e janelas de carência para a produção. Algumas dicas:

Colaborou: Eduardo Rocha 

Sair da versão mobile