Carreirasolo.org

Como falar em público sobre meu trabalho?

Posso arriscar que 90% do seu trabalho como Profissional Freelancer depende da capacidade de você gerar persuasão, confiança e lealdade ao seu redor. E isso se reflete a capacidade que você tem de se conectar a outras pessoas quando em público. Neste sentido, falar para pequenas audiências ou para uma turma de 500 pessoas, uma hora ou outra, será uma das tarefas que você vai enfrentar (e vencer!).

Pelo menos para mim…falar em público é difícil. Requer prática, alguma habilidade e muita segurança no que se está falando. A boa notícia que não é tão impossível quanto parece à primeira vista.

Para ajudar ao provável leitor, vamos separar em três cenários possíveis. Eu sei, existem infinitos cenários possíveis, mas, sempre pensando em como simplificar sua experiência aqui no Carreirasolo.org elegi três principais:

Primeiro contato
Lá está você numa reunião de apresentação de sua proposta, portfólio, conteúdo, fotografias, trilhas etc onde ninguém conhece você. Este é o momento em que você deve ser 80% persuasão e 20% razão. Não se esqueça de:

“n” contato
Depois de quebrar o gelo, a equação pode se inverter. Agora você funciona mais como um atualizador dos dados do projeto e menos como “o cara que vai resolver nosso problema, senhor Presidente”. No entanto, não abandone seu lado “vendedor”. Portanto, aja com 80% de razão e 20% de persuasão, sempre. Dicas rápidas:

Contato de Crise
Sabemos que nem sempre as coisas funcionam. Crises acontecem para todo mundo. Seu diferencial enquanto “Profissional Freelancer” está em como você vai lidar com a situação. Seja por não-pagamento, por mudança de escopo, falência do cliente, ou um meteoro que caiu em cima da sede…em contatos feitos em meio a situações de crise, você deve se lembrar do seguinte:

Mas peraí, você foi rápido demais, eu morro de vergonha até mesmo de falar com o porteiro do meu prédio!
Calma lá. Tem cura. Existem dicas simples para você que está dando os primeiros passos na interação com seres humanos. Vamos a elas:

(Para o texto completo, recomendo a leitura deste post)

Para fechar
Apresentar-se em público é, antes de tudo, saber fazer a audiência sentir-se à vontade. É um aprendizado contínuo no qual você desenvolve a capacidade de dividir conhecimento e não só de passá-lo adiante.

Sair da versão mobile