Carreirasolo.org

Como avaliar a proposta comercial de um projeto de internet?

No último artigo que escrevi para meus futuros clientes, abordei a importância de se brifar corretamente o profissional que vai trabalhar no projeto de internet de sua empresa. O tom geral da conversa foi o de que:

[quando você faz uma reunião de briefing correta] …a chance da proposta chegar redonda, fiel aos objetivos e adequada à realidade do [seu] mercado é bem maior

A proposta chegou, como saber que ela é a ideal?
Mesmo com um briefing bem realizado, clientes de todos os portes ficam em dúvida ao olhar propostas comerciais pela primeira vez. Como avaliar a proposta comercial de um projeto destes?

Nestes momentos, a movimentação mais comum dos clientes é pular toda a introdução e o detalhamento técnico e olhar o último quadrinho do documento, onde consta o preço pedido pelo serviço. E isso é um erro.

Um preço por si só pode ser muito caro ou muito barato de acordo com uma imensidão de variáveis. Trouxe cinco destas variáveis aqui para tentar ajudar o processo de decisão, quando você estiver num momento como esse. São elas:

NOTA IMPORTANTE: Temos disponível em nossa seção Ferramentas um modelo de proposta que faz muito sucesso entre os leitores.

Cada preço tem seu preço.
Fique a vontade em repetir este tipo de leitura com quantas propostas você achar necessário até encontrar aquela que vai de encontro as suas necessidades e potencialidades. Contudo, não avalie somente pelo preço final da última página, lembrando sempre que uma discreta máxima:

“Por muita experiência você investe, por pouca experiência, você aposta.”

Artigos anteriores:

Sair da versão mobile