Carreirasolo.org

O risco

Acontece nas melhores famílias. Seja porque foi com a cara do freguês, seja para fazer uma média com o cliente, por ter uma vaga certeza de que pode ganhar, ou até mesmo, por acreditar no produto/idéia/pessoa que você vai “vender”; ninguém está livre de dizer sim para a famosa pergunta:

Você aceita participar de uma concorrência inteiramente no risco?

Você aceita. A boa notícia é quem mesmo depois de concordado, você pode se resguardar, evitando ver seu trabalho utilizado para outro cliente, garantindo um “fee” mínimo para pagar pelo menos seus custos fixos e, até mesmo, negociar futuros projetos e/ou indicações como pagamento indireto. Tudo vai depender do seu poder de negociação e principalmente da sua capacidade de entender que o risco maior é sempre do cliente e não o seu.

Garantindo o ir e vir.

Das vezes que aceitei, tratei de reservar pelo menos um pixulé para evitar que eu pagasse para trabalhar. Tipo uma reserva mínima baseada em sua hora-trabalho que cubra deslocamentos e viradas.

Onde acontece

Tem cliente/conta mais suscetível a trabalhar por este método. Na verdade nem é o cliente que prefere, são as agências e produtoras web cada vez mais enxutas que vira e mexe optam por montar “forças-tarefa” de ocasião. Normalmente isso acontece quando

Duas para terminar.

A vida de freela está começando agora, você está doido para aumentar seu portfolio? Aceite. Está precisando de grana rápida? Evite.

Sair da versão mobile