Carreirasolo.org

Fernando Vitorio Doutel – Diretor de Arte


[ratings]
Onde está: Jarinu – SP
Portfólio: http://www.freela.com.br/po/po.php?id=2766
Blog: http://fdoutel.multiply.com/journal
Contato: f_doutel@hotmail.com

Bio

Comecei nesta área trabalhando na gráfica do Cursinho Universitário como Paste-up (no tempo em que ainda haviam paste-ups), em 1983. Nos quatro anos em que lá trabalhei, pude adquirir bastante conhecimento sobre papéis, fotolitos e todo o processo de impressão, o que julgo, tenha sido importantíssimo para minha carreira.

De lá, em 1987, fui para a MKT Marketing e Promoções, uma agência especializada em Hotéis. Fiquei pouco tempo, pois logo em seguida a agência fechou. Então, com um certo jogo de cintura, tive que me virar como free-lancer. Isso foi fantástico, pois foi fundamental para aprender o processo de atendimento, já que eu era atendimento, criação e vendedor ao mesmo tempo.

Depois de um tempo, fui chamado pela SAGE Produções, uma produtora onde fiquei por quatro anos, até maio de 1991, e onde fiz quase tudo: artes para audiovisuais, animações, desenho animado, histórias em quadrinhos, transparências, criação de logotipos, stationary, catálogos e manuais, malas-diretas, embalagens, vitrines para eventos e convenções, projetos de Stands, maquetes e produção gráfica. Vale lembrar que nessa época era tudo feito “na unha”, pois ainda não haviam os computadores.

Depois desse tempo, e até março/92, trabalhei novamente como free-lancer em estúdio próprio, e desenvolvi trabalhos para: BAUDUCCO, BBC COMUNICAÇÃO, BIOLAB/SEARLE INDS. FARMACÊUTICAS, JOHNSON & JOHNSON e UNIBANCO, entre outros.

Em Março de 1992 fui contratado pela Souza Rocha Comunicação, onde trabalhei por um curto período de tempo, e onde pude, finalmente, conhecer o tão temido “computador”. Era um “poderosíssimo” Macintosh II Ci, com 80 MB de disco!!!

Em Junho de 1992, fui para a JGA Propaganda (atual AS Design), onde pela primeira vez, passei a trabalhar em dupla com redator. Eram folders, cartazes, folhetos, malas-diretas, banners e anúncios, embalagens e peças promocionais para clientes como Sadia, Indústrias Dubar, PUC-SP, entre outros”.

É dessa época a criação da famosa bandeja amarela da Sadia, um case de sucesso até hoje imitado pela concorrência.

Em Abril de 1996 fui para a Work Comunicação, onde fiquei por mais dois anos, até Maio de 1998, atuando mais na área promocional, desenvolvendo cartazes, folhetos, malas-diretas, anúncios, etc., além dos próprios mecanismos das promoções, para clientes como: Kibon, Kellogg´s, Microsoft, Zeneca Agrícola, AREMASP, Powerbar, Techne Engenharia e Sistemas, Bank Boston, American Express, entre outros. Foi na Work Comunicação que entrei prá valer na comunicação agrícola.

Bem, depois desse tempo, saí da Work e trabalhei um ano e meio como free-lancer em estúdio próprio, atendendo a clientes diversos, como Poddium Náutica, Volkswagen Clube, By! Eventos e Promoções, Plaut Consultoria, Lucio´s Distribuidora, Colégio Ypiranga, entre outros.

Durante este período, criei, viabilizei, produzi, editei e gerenciei a Revista “Autoluc”, voltada ao setor de peças automotivas.

Num “arroubo empresarial”, criei, gerenciei e produzi três edições da revista Nautical, de classificados para a área náutica.

Em Setembro de 1999, recebi uma proposta interessante de trabalho, o que me forçou a abandonar – de novo – os freelas. E assim, até maio de 2005, trabalhei na USW / LINK, onde criava todo o material de apoio e sustentação (tanto impresso como virtual) para as promoções administradas pela agência, além de roteiros, direção e edição de vídeos institucionais, promocionais e de produtos; Fazia também redação, criação, direção e coordenação de equipe de estúdio na execução de todo o material impresso de clientes como: Hokko do Brasil, Consórcio Battistella, Bayer CropScience, Dow Agrosciences, Elekeiroz, CAVO, Ímola Distribuição, Passamanaria São Vitor, entre outros.

Criava, desenvolvia e gerenciava os mecanismos de funcionamento das campanhas. Não raro, tinha que apresentá-las e vendê-las para os clientes. Organizava e dirigia eventos.

Fui vencedor da XII Mostra ABMR em Comunicação Rural 2001 na categoria “Campanha de incentivo” com o case “Fórmula C Bayer”, uma promoção voltada aos balconistas dos revendedores Bayer CropScience.

E desde maio de 2005, voltei a atuar em “carreira solo”, atendendo os clientes: Prefeitura de Jarinu, Estação Performance, São Vitor, Nextel, Visa Electron, Usina de Produção, Serrana Nutrição Animal, CAVO Serviços e Meio Ambiente, Dow AgroSciences, Hidralf Sistemas, AMS Consultoria de Imóveis, Universidade de São Paulo, LS Technology, MELC Ind. Motopeças e Metalúrgica Usimor, entre outros. Neste período, criei os jornais “Vale Esmeralda Notícias” e “Dr. Pet News”, voltado ao mercado veterinário da região.

Lecionei Design Gráfico na Bit Company, unidade Campo Limpo Paulista, por 6 meses.

Atualmente, além dessas atividades, desenvolvo trabalho voluntário em catequese e ensino religioso para jovens na Comunidade Católica “Sagrado Coração de Jesus”, no bairro Soares e faço parte, também como voluntário, da Câmara Técnica do Conselho Municipal de Meio Ambiente da cidade de Jarinu.

Por que faz freelas?

Cansei de chefe chato. Trabalhar para algum idiota, mais burro que você é extremamente estressante e frustrante. Grande parte dos donos de agência muitas vezes (eu conheço vários) se acha o “gênio” e no entanto não sabe nem escrever direito. Da mesma forma os diretores de criação. É difícil encontrar um que tenha humildade, que saiba dizer: “pô, já passei por isso”. Dificílimo. Essas coisas todo astro esquece rapidinho. Graças a Deus, tenho essa capacidade “camaleônica”.

Quando o mercado dito “formal” – ou seja – carteira assinada, cesta básica, assistência médica, salário no final do mês, etc – não está lá essas coisas, tenho a capacidade de adaptação de recuperar meus antigos clientes e convencê-los a voltar a trabalhar comigo.

Venda seu peixe

Direção de Arte, Design gráfico, Comunicação Visual e Marketing
Conhecedor e usuário dos programas: Corel Draw!, Photoshop, Dreamweaver, Fireworks e similares; Adobe Première (edição digital de vídeos), Page Maker, Office (Power Point, Excel, Word, Access), e programas de acesso à internet e e-mail, entre outros.

Criação de logotipos, stationary, folders, folhetos, manuais, jornais e revistas, malas-diretas e anúncios.

Design de embalagens; web design; manipulação e retoque de imagens via computador; cartoons, story-boards, moock-ups, maquetes e projetos de stands.

Apresentações, data-shows, palestras e VCD.

Redação, criação de roteiros, direção de cena e de vídeo e edição digital de vídeo.

Criação de jingles e spots para rádio e vinhetas eletrônicas para TV.

Produção gráfica (fotolito e impressão).

Criação, desenvolvimento e gerenciamento de campanhas de fidelização e incentivo de vendas. Atendimento ao cliente e demais atribuições de um Diretor de Criação.

Manutenção e reparo de computadores; instalação e configuração de softwares, impressoras, rede e demais periféricos.

Extrema facilidade de aprendizado e utilização de novos softwares.

Sair da versão mobile