Carreirasolo.org

Ninguém é uma ilha: dicas para trabalhar o seu networking com eficiência

Não, esse não é um artigo autoajuda, nem indicação de um livro com um código afiliado! Apesar da frase título ser homônimo de um livro bem conhecido do mercado, o objetivo desse texto é mostrar a importância da nossa rede de relacionamento profissional. O famoso network!

Quando eu comecei a trabalhar de diagramador numa gráfica de um colégio famoso em 2001, eu nem sabia o significado dessa palavra. Aliás, nessa época, network pra mim era apenas “rede”, puro e simples! Afinal, era assim que eu meus colegas de setor trabalhávamos: “em rede”.

Mas fora esse contexto literal, rede pode ser qualquer grupo com as mesmas afinidades. Podemos ter uma rede de amigos torcedores de um determinado time, de moradores de uma rua, de fãs de uma banda, de um filme!


E foi justamente nessa mesma época eu descobri a Internet (banda larga) e enfim, tive acesso aos grupos de discussão, onde podíamos falar sobre técnicas, referências e tudo que girava em torno do design. O primeiro site que participei foi o já extinto “Forum Designando“. Nele eu comecei a fazer os primeiros contatos com designers, e o Marco Duarte foi um deles. No site dele sempre rolava referência de trabalhos que ele via no Forum e também num desconhecido pra mim na época, o Orkut!!! 😉

Nessa época eu não sabia fazer relacionamento e vivia pagando pau elogiando o trabalho de quem eu admirava. E assim, um ou outro me respondia e pouquíssimos puxavam papo! Hoje passados um pouco menos de 10 anos, posso dizer que muita coisa mudou no meu trabalho e na forma que utilizo o meu network. Atualmente eu possuo parceiros de trabalho com uma meia dúzia de profissionais e por causa deles os meus serviços cresceram muito e hoje tenho mais flexibilidade com os projetos.

Segue então algumas pequenas dicas que podem ajudar os amigos freelancers leitores do Carreira Solo:

Para finalizar eu gostaria que de fazer uma pequena metáfora, muito usada no Twitter quando o assunto é relacionamento.

Num bar, ninguém que entra gritando com quem não conhece recebe sorrisos! Com esse comportamento nenhuma pessoa pagará uma bebida pra você. A mesma coisa acontece com o network. Chegue com calma, converse, troque, esse é o princípio. Com o tempo as afinidades aparecerão e quando ver, já estará brindando chopp com amigos!

Tim-tim!

Sair da versão mobile