Carreirasolo.org

1001 maneiras de ganhar tempo com Evernote

“Lembre-se de tudo”.

Esse é a frase que nos deparamos quando entramos no site do Evernote e resume bem o que eu penso sobre a ferramenta. Qualquer anotação, ou referência que precisarmos lembrar ou acessar depois, o Evernote está aí pra ajudar e cumpre muito bem esse papel. Pode ser texto, links, e-mails, fotos, e pasmem, até áudio dá pra guardar por lá.

Quem me apresentou a ferramenta foi o amigo Roney Belhassof que sempre fez suas anotações em reuniões e eventos, mesmo sem wi-fi ou 3G. Curioso, eu conversei um pouco com ele sobre o funcionamento do programa e como sempre ele me explicou de forma bem simples e clara de como extrair ao máximo do aplicativo e hoje eu trago pra vocês:

Evernote pt-BR (versão web)

Apresentando, Evernote

O princípio básico é escrever e depois consultar, editar e arquivar qualquer anotação que você quiser. Isso é bacana, principalmente quando se está na rua longe do computador, uma vez que o Evernote é multiplataforma e possui aplicativos local, web e mobile, e tudo sincronizado de forma perfeita!

Só para vocês entenderem, antes de eu usar o Evernote, eu fazia as minhas anotações num bloquinho que eu sempre carregava comigo na minha mochila. Nele, eu sempre que via algum outdoor com uma ideia bacana, eu rabiscava e às vezes fazia até comentários e desenhos. Quando estava em reunião eu fazia o mesmo, escrevia qualquer informação que fosse útil para conferir depois.

Mas o problema era justamente esse. O DEPOIS! Passar todos esses textos para o meio digital era um saco! Nunca tinha paciência, e em geral postergava, o que me obrigava a acessar sempre o bloquinho em busca de alguma referência quando estava trabalhando num projeto. Ou seja, um processo mega manual.

Evernote pt-BR (versão mobile)

Migrando as anotações do manual para o digital

Mesmo com inúmeras vantagens, reconheço que migrar para o processo digital de anotar não é tão fácil assim. É um bocado difícil olhar o software lá paradão e sem nenhuma informação esperando você “populá-lo”! Mas é para isso que eu estou aqui 😀

Vamos lá para algumas dicas iniciais:

Como eu uso o Evernote hoje

Depois de um tempo eu realmente me adaptei a ferramentea e hoje posso dizer que o Evernote é o meu software padrão para anotações, sejam elas em textos ou imagens, só não consegui com áudio porque o meu iPod é da 2ª geração e eu não tenho microfone, mas tenho certeza que se esse problema for resolvido eu imagino fazer comentários dentro do ônibus sobre qualquer coisa que eu pensar e quiser armazenar para usar depois.

Evernote pt-BR (versão desktop)

Vamos ver como eu atuo com o Evernote:

Indo um pouco mais fundo com Evernote

Agora, se você já é usuário Evernote e quer incrementar ainda mais a experiência de uso com a ferramenta, eu recomendo assinar o Blog do site. Lá você vai encontrar dicas e notícias importante da empresa. Você encontra o conteúdo em português, bem como no Twitter também!

Outra dica que eu dou é experimentar os aplicativos do Baú do Evernote (acho esse nome sensacional!!!). Nele você encontra vários aplicativos da todas as plataformas para ampliar ainda mais experiência de uso como por exemplo a extensão do Google Chrome, Clearly, que permite ler artigos de blogs sem nenhuma distração visual do layout do site. Assista o vídeo abaixo do comportamento que fiz no meu blog.

E vocês, como usam o Evernote para serem produtivos?

Compartilhem com a gente a experiência de uso de vocês. Vamos criar um banco de dicas bem legal nos comentários ampliando o conhecimento da comunidade Carreira Solo. Relatem usos individuais que os ajudaram a serem mais produtivos na vida de freelancers de vocês!

Sair da versão mobile