O que fazer de sua carreira freelancer Antes de ver seu portfolio, da proposta e de trocar os e-mails de praxe , vem às vezes na cabeça de seus clientes uma pergunta: mas para que exatamente eu preciso deste cara? Será que não consigo escrever tudo sozinho? Minhas idéias não são legais o suficiente? Com esse tal de Drimuiver eu não posso criar o site de minha empresa? Com o fotoxopi eu não posso fazer anúncios? Para preparar sua resposta e convencer de vez este mundo aí fora de que, SIM, comunicação é uma profissão como outra qualquer e deve ser desempenhada por seus representantes; vai aí uma classificação básica de atribuições do fazer criativo. Vale lembrar que esta é a visão de um redator/editor. Se você é Designer, Programador, Gerente de Projetos, Operador, Finalizador, Diretor de Arte, Planejador, Atendimento... enfim, adapte à sua maneira o que vem a seguir. E, descubra os tipos de freela para fazer sua carreira decolar.

Criar uma única peça

Este é um tipo de job que chamo de "ganho máximo". Seu cliente, ou agência que o atende, liga. Passa o briefing. Em casos mais complexos (um roteiro, por exemplo) você vai a UMA reunião. Leva para casa, mata o trabalho. Entrega. Segue depósito na conta. Limpo, rápido e indolor. Como em todo trabalho criativo, seu custo-benefício aumenta de forma diretamente proporcional ao briefing que você consegue "arrancar" de sua fonte. No caso ideal, com um briefing detalhado, dá para matar este tipo de job na volta do almoço. Ou num domingo, depois do almoço. Faça uns três ou quatro destes por mês e pague suas contas. O que é uma peça?Anúncios, Filmes, Banners, Malas-Diretas, Cartazes, Manuais, etc. Quanto vale uma peça? Varia muito. Mas o importante é não cobrar por hora o que sempre incorre em prejuízo.

Criar uma campanha inteira

Acontece às vezes de amigos que tem uma pequena agência ou ex-diretores de criação que acreditam no seu trabalho, chamar para o desenvolvimento de uma campanha. Seja ela on-line ou off-line o que vale é ter bons conceitos. Em jobs como estes você deve dispensar algumas horas na casa do cliente porque, invariavelmente, terá uma equipe ao seu redor. Concentre-se em conceituar neste momento e deixe os detalhes para seu escritório caseiro. Uma boa dica é evitar criar um séqüito de aprovadores, deixando claro que o CLIENTE FINAL é que tem a palavra. Uma dica melhor ainda é temer as concorrências, os chamados jobs de risco. A não ser que você consiga estipular uma quantia mínima para você participar. Caso raro, diga-se de passagem. O que é uma campanha inteira? É um conceito espalhado por vários meios. NÃO É uma reunião de peças. Quanto vale uma campanha inteira? Por isso mesmo, cobre por este conceito, esta união das peças.

Criar um hotsite

Carne nobre do trabalho interativo, que costuma gerar disputas entre equipes de produtoras, um hotsite bem feito é para mim o que melhor sintetiza um belo trabalho em mídia digital. Pertinência, criatividade, usabilidade, foco no entretenimento...essas e outras características são a chave do sucesso. Ao ser sondado para criar um, deixe claro que você está não só escrevendo sinopses, ou fichas técnicas do filme - se o hotsite for de uma distribuidora de filmes, obviamente -, ou ainda explicando melhor o produto anunciado. Você está sendo pago para criar um conceito matador, uma visão original daquele produto ou serviço. Se seu trabalho for visto como um copy-desk você estará desvalorizando seu tempo. Vale lembrar que, mesmo de forma independente, você pode e DEVE escrever sua obra em concursos daqui e de lá de fora. Dependendo do cliente, dá até para fisgar uns prêmios. O que é um hotsite? Pequena experiência interativa utilizada por tempo determinado para apresentar um produto ou serviço, normalmente de caráter promocional. Quanto vale um hotsite? Pelo texto em si, menos do que você merece. O segredo é criar os conceitos, a navegação, a estratégia entorno do lançamento do produto.

Planejar um site institucional

Algumas empresas acordaram somente agora para a necessidade de profissionalizar seus sites, transformando-os em pequenos portais, ou até mesmo, em líderes de seu segmento. Dependendo de sua rede de contatos, o porte desse cliente pode variar,não importa, somente uma coisa não pode mudar: nunca deixe de analisar, antes de qualquer coisa, a arquitetura de informação e usabilidade do ambiente atual. Se você é familiarizado com as técnicas de AI, faça um mapa de conteúdo e o si temap para seu cliente. Se já tiver experiência, cobre por isso. Em caso contrário, indique um amigo e faça o trabalho em dupla. Esta é a melhor maneira de proteger seu texto. Arquiteturas equivocadas, ou sugeridas pelo cliente, deixam os sites com cara de folheto, com leitura linear, ou seja, totalmente anti-web. Ao final, seu texto será anti-web e você terá jogado seu tempo fora. O que é um Site Institucional? Apresentação de uma empresa, produto, serviço ou pessoa com informações relevantes e abordagem técnico/profissional da área de atuação do cliente. Quanto vale um Site Institucional? Fuja do escopo fechado. Ele rouba seu tempo e leva seu lucro pela janela. Uma boa tática é cobrar por página. E uma boa dica é deixar claro o quanto seu cliente o considera um REVISOR. As coisas ainda são confusas neste sentido e, muitas vezes, você é chamado para revisar, pensando que vai criar.

Desenvolver a estratégia de conteúdo de um portal

Entre a reunião inicial e o dia de lançamento, você terá muito trabalho. Falando francamente você escreverá várias vezes a mesma página. Serão aprovações difíceis. Algumas vezes a desistência parecerá a única saída possível. Você até mesmo concluirá outros projetos em paralelo, mas o portal ficará lá, olhando e duvidando de sua força e determinação. Não estou exagerando, acredite. Desenvolver o "esqueleto" conceitual de um portal de algumas centenas de páginas é coisa de louco. Eu pensei em falar aqui para não cair na besteira de escrever o portal inteiro, mas apenas criar a linha editorial (que chamamos bestamente de estratégia de conteúdo) com o TOM, VOZ, manual de estilo, no máximo pequenos títulos de aberturas para as seções mais importantes. Mas não tem jeito. Um portal cobra de você tudo isso. A Estratégia e o Operacional. Portanto, organize-se. Utilize a Matriz de Conteúdo, os Wireframes, trabalhe com e-mail, registre tudo. Novamente, não cobre por escopo (normalmente clientes mais espertos, obrigam a aceitar este formado) e sim por hora. Em caso de projetos de longa extensão, estabeleça uma data limite. Ou um mínimo de horas ( ou seja, de grana) em caso do projeto desandar. O que é uma estratégia de conteúdo? Semelhante a linha editorial, a estratégia de conteúdo diz o como e o onde do conteúdo. Costuma-se determinar o TOM do texto e a VOZ a ser empregada. Determina-se os principais grupamentos de conteúdo textual, determina-se o tamanho de fotos, discute-se sobre a utilização de outros formatos como vídeo, áudio e tecnologias diferenciadas. Quanto vale a estratégia de conteúdo? Vale seu tempo e de acordo com o tamanho do projeto.

Fazer a gestão de conteúdo de portais corporativos

Este é um mercado que tem crescido muito nos últimos dois anos. Não só bons profissionais como conceituadas empresas têm enveredado por este caminho ainda não trilhado. No entanto, de vez em quando, estes mesmos profissionais e empresas empacam numa bifurcação que tem duas plaquinhas: Gestão de Conhecimento e Gestão de Conteúdo. E mais: pegam um achando que estão pegando outra. Portanto, meu caro, a não ser que você tenha estudado bastante sobre Inteligência competitiva, cultura organizacional etc e tal, faça Gestão de Conteúdo. A outra, e ainda falaremos muito dela, é uma coisa para daqui a 5 anos. E tem a ver com PESSOAS e não softwares e pequenos portais. Mas voltando: este tipo de job consumirá seu tempo com planilhas e reuniões de mapeamento de conteúdo. É uma tarefa interessante, onde o teor criativo é mais orgânico e você brinca de organizar coisas prontas em função de uma estrutura maior. Não caia aqui na bobeira de reescrever muita coisa. Seja como o organizador de uma coletânea de contos brasileiros e não o Rubem Fonseca. Até porque o "AMOR" aos textos criados e aos "SEGREDOS" da companhia farão da tarefa de reescrever o conteúdo um parto difícil. O que é gestão de conteúdo? É a tarefa de manter vivo e ativo um portal corporativo, com as atualizações e evoluções necessárias. Quanto vale a gestão de conteúdo? Vale, novamente, o seu tempo e sua habilidade com as ferramentas usuais para este tipo de tarefa. É importante deixar claro que você está gerenciando conteúdo (textual, fotográfico, sonoro etc) e não produzindo este conteúdo. Não que você não possa fazer, mas aí é outro orçamento.

Vender um segundo do seu tempo.

"Venha para cá e vamos trabalhando. Além deste projeto pintarão outros". Quem já não ouviu uma frase como esta? Nas primeiras vezes ela vem carregada de esperança. Você acha que sairá da lama e reconquistará um emprego. Alguns projetos depois, você percebe que estará apenas vendendo seu tempo e, normalmente, barato demais. Tenha isso na cabeça. Coloque nessa balança não só o que você irá fazer como o que você DEIXARÁ de fazer. Um contrato de 40 horas semanais levará seus outros afazeres para as madrugadas. Um vinculo estilo Pessoa Jurídica, fará com que você emita notas fiscais todo mês. Veja se vale a pena. Cada um tem sua resposta. O que é um segundo do seu tempo? Só você pode saber Quanto vale um segundo do seu tempo? O meu vale U$ 1.000.000  
 
zp8497586rq
zp8497586rq