baby steps Creative Commons License photo credit: billerr

Esta é outra pergunta que muitos estão fazendo. Aliás, vai aqui logo no início um agradecimento a todos os leitores que sempre voltam e, ao que parece, trazem amigos. Vocês são sempre bem-vindos e minha intenção neste espaço aqui é oferecer subsídios básicos para todos aqueles que resolveram, de um jeito ou de outro, encarar esta vida Profissional Freelancer.

Muitos têm perguntado como iniciar a carreira Profissional Freelancer. Mandam e-mails querendo saber de fórmulas, dicas, atalhos, indicações. Mas será que é assim mesmo? Você acorda um belo dia, olha no espelho e diz: Muito prazer, virei um freelancer? Aqui da minha curta experiência acredito que não. A coisa tem mais a ver com dosar oportunidade com vontade. Claro que uma rede de conhecimento ajuda, claro que trabalhar em um celeiro de talentos e depois contar com eles em diferentes momentos da vida conta também. Mas você vai precisar muito mais do que isso.

Motivos são vários.

Já vi gente começar porque têm que pagar as contas e não estão empregados, outros por que, mesmo empregados precisam gerar mais capital. Outros ainda, sem uma necessidade aparente (um grupo menor, sem dúvida), vão recebendo convites, vão aceitando as propostas e quando vêem têm um seleto e fiel grupo de clientes que garantem ainda um pixulé ao final do mês. Ou seja, por necessidade, oportunidade ou até mesmo coincidência (para quem acredita nelas), a vida do Profissional Freelancer é quase por geração espontânea. É menos motivo e mais motivação.

Aproveitar o momento certo é o que conta.

Alto lá, dirão os leitores mais atentos. Quer dizer que é sentar e esperar acontecer? Claro que não. Confundir acontecer e continuar acontecendo, nesta vida, pode ser um atropelo para os iniciantes. Um job não é uma conta, um freguês não é um cliente. Assim como um banner não é um portal, um artigo não é um manual e assim por diante. Transformando os primeiros nos segundos é que você entra definitivamente no grupo de teletrabalhadores, friloprofissionais ou como você quiser chamar essas empresas de uma única pessoa ( muito mais livre, sem dúvida) que não param de surgir. Ponto.

A pergunta continua

Como começar, ou identificar o momento que surgirá? Aí vai de cada um, como costumo dizer. No meu caso, de repente serve de exemplo, conjuguei uma rede de amigos profissionais de web advindos de uma firma que faliu, uma formação multidisciplinar em propaganda, web, música e literatura, e um micro que comprei com meu FGTS, recebido após o fechamento da produtora que citei acima. O momento veio com duas consultorias quase simultâneas para duas das empresas líderes em seus setores, respectivamente Entretenimento e Telecomunicações. Em alguns meses a base estava pronta. Só restava trabalhar nela, o que estou fazendo desde então.

Resumindo...

Se eu posso dar uma dica então, aí vai: faça bons amigos, faça um bom trabalho e trabalhe para bons clientes, independente do tamanho que tenham. Faça rápido e observe o momento certo de entrar em cena. Para finalizar: Sua vida de Profissional Freelancer vai começar antes do que perceba. E se você não perceber, vai terminar antes que continue.