Agora que estamos num site novo “lindão” e cheio de possibilidades eu vou começar a série de artigos em formato de resenha, onde eu testarei vários aplicativos e sites na web para facilitar a nossa vida de freelancer. O formato dos artigos de resenhas terão os seguintes tópicos: curva de aprendizadorelação preço/custofacilidade de uso, qualidade na interfaceganho de produtividadeavaliação final.

ZeroPaper não é só um programa de controle financeiro empresarial. ZeroPaper faz verificações e análises da situação financeira da sua empresa mostrando caminhos para que você melhore sua gestão financeira.

Para começar eu pensei em fazer a minha primeira resenha com um programa de controle financeiro. Afinal, se o profissional autônomo não tiver as finanças equilibradas, dificilmente sobreviverá no mercado. Então eu apresento para vocês o ZeroPaper.

Acessando o site pela primeira vez ainda sem registrar uma conta, dá pra ver que ele foi realmente bem-feito. A interface transmite confiança, e isso é muito bom para um aplicativo que pretende fazer a sua gestão financeira!

Tela principal do site ZeroPaper

Tela principal do site ZeroPaper

Curva de aprendizado

A interface é bem simples e organizada. Dessa forma, rapidamente nos adaptamos ao layout. As principais funções de gestão financeira estão bem localizadas e em poucos muitos é possível colocar suas receitas e despesas por lá.

No menu “resumo” nós encontramos um panorama financeiro por mês onde é possível saber se estamos “no vermelho” ou não. Dá pra fazer até um comparativo com o mês anterior e se programar melhor. Afinal, esse é o objetivo do site!

No link “movimentações” existem 5 abas onde inserimos todos os dados do Mês: “Recebimentos”, “Despesas fixas”, “Despesas variáveis”, “Pessoal” e “Impostos”. Dessa forma dá para saber exatamente com que área você está gastando mais por exemplo. Mesmo dentro de cada aba, é possível ver o saldo atual daquele mês e seus desdobramentos na lateral da página.

Interface simples e objetiva e de fácil aprendizado

Interface simples e objetiva e de fácil aprendizado

Relação preço/custo

O aplicativo é inteiramente gratuito, por isso mesmo não trás nenhuma função mais avançada ou muito específica, como por exemplo ter duas ou mais contas bancárias, mas ainda sim não deixa nada a desejar frente a outros aplicativos do mesmo segmento no mercado.

Facilidade de uso

ZeroPaper é tão simples e fácil de usar que até espanta. Afinal, o senso comum do brasileiro médio é de que softwares de gestão financeira são em geral complicados (e geralmente são mesmo!). Por isso, antes de sair inserindo dados aleatórios no programa, eu sugiro que vocês pensem em como vão dividir as contas, quais categorias se encaixam nas que já são existente, e caso não haja uma adequada, crie uma mais específica para o caso de vocês. Eu sei que o nome do aplicativo promete controlar suas despesas sem usar papel, mas, pelo menos nesse momento inicial, use lápis e caderno e planeje sua vida financeira com calma.

Outro item de facilidade do ZeroPaper é o uso de atalhos de teclado. No link “Movimentações” existe um box com algumas dicas de uso. Vale conferir e usar. Também existe a função clicar e arrastar para alguns itens. Eu cadastrei algumas “Despesas variáveis” no lugar de “Despesas fixas” e foi bem simples movê-las (uma de cada vez!!!) para outra aba.

Várias teclas de atalho para facilitar o uso

Funções de

Funções de “clique e arraste” também estão contempladas

Qualidade na interface

Para mim, só não tirou “nota 10” por ainda exceder “um pouquinho” na quantidade de itens de ações. Nada que faça com que o freelancer desista de usar o site. Se otimizarem um pouco a inserção de opções/edições de novos itens já ajuda muito.

Outra função que eu senti falta foi a de lembretes por e-mail e edição dos mesmos. Cada usuário pensa de uma forma ou tem preferência e necessidade de ser avisado caso uma despesa esteja pra vencer ou já vencida.

Painel de inserção e edição de itens

Painel de inserção e edição de itens

Ganho de produtividade

Claro que usar uma plataforma como essa o freelancer ganhará MUITO tempo gerindo suas finanças. Nada de post-its no monitor para lembrar de contas, nem calculadoras para avaliar qual o saldo da próxima semana. Tudo isso fica super facilitado com os relatórios exibidos no link “Resultados”. Nele você pode gerar e imprimir relatórios de despesas, receitas e fluxo de caixa. Uma mão na roda pra quem precisa de agilidade e rapidez na hora de tomar uma decisão comercial.

Relatório de Despesas por categoria

Relatório de Despesas por categoria

Relatório de Fluxo de Caixa

Relatório de Fluxo de Caixa

Tela de Extrato mensal

Tela de Extrato mensal

Avaliação final

Se alguém me pedir uma indicação de um aplicativo de gestão financeira, rápido, simples e minimamente completo, certamente eu indicarei o ZeroPaper com opção. Tenho certeza de que ele será muito útil para o freelancer e o ajudará a poupar tempo e dessa forma poderá focar naquilo que ele melhor faz, que é trabalhar!

Gostamos

  • Da simplicidade e objetividade da interface.
  • Da relação custo/benefício. Uma vez que é gratuito o aplicativo possui boa gama de serviços.
  • A variedade de opções de relatórios.

Não gostamos

  • Não ser múltiplas contas.
  • A falta de uma configuração de preferências de envio de lembretes.

Nota do Carreirasolo: 8,0

E você? Qual o programa de gestão financeira que usa? Gostou do ZeroPaper? Achou que ficou faltando alguma função nele? Conte pra gente nos comentários, e não se esqueça de enviar dicas de outros aplicativos que você quer ver testados por aqui.

Até a próxima resenha.

(Todos os valores e itens utilizados nessa resenha são fictícios)

zp8497586rq