A web é muitas vezes uma mãe para quem precisa entrar rapidamente em contato com clientes na hora de decidir o rumo de algum projeto importante. E uma poderosa ferramenta neste tipo de interação é o suporte a videoconferência oferecido por alguns programas. O problema é que muitas vezes o conteúdo destas reuniões acaba se perdendo e a necessidade de gravá-las acaba surgindo com cada vez mais frequência. E cá está a solução

Pensando nesta necessidade, resolvemos fazer um teste com três programas que se propõem a resolver este problema. Cada um tem suas próprias limitações e vantagens, mas a intenção é oferecer diferentes soluções, de maneira que você possa encontrar em nossas sugestões uma maneira rápida e fácil de gravar longas conversas feitas pelas Webcams ao longo da grande rede de computadores.

VodBurner

Um dos mais estáveis e com a melhor qualidade de captura de imagem e som. Porém, sua principal limitação está relacionada ao meio no qual o programa funciona: ele é compatível somente com o Skype.

Entretanto, talvez este não seja um grande problema, já que esta plataforma também é bastante popular para este fim, mas ainda assim, seria ótimo se sua compatibilidade também se estendesse a outros meios. Mas como funciona?

O processo de gravação no VodBurner é simples. Basta a conferência e o programa começa a guardar todo o conteúdo de som e vídeo transmitido durante a conversa. Ele também possui um editor bem completo, onde é possível processar os vídeos incluindo transições entre cenas, cortes e outros recursos úteis, mas infelizmente isso só está disponível em sua versão paga. Uma ótima pedida para quem usa o Skype.

Gostamos:

  • Gravação de som e vídeo com qualidade
  • Sistema de edição bem completo

Não gostamos

  • Compatibilidade limitada ao Skype
  • Opções de edição somente na versão comercial do aplicativo

Nota do Carreirasolo: 8,5

Camtasia

Um dos mais populares, principalmente por sua grande compatibilidade com programas que rodam na plataforma Windows. O motivo é bem simples: ao invés de focar nas imagens transmitidas durante a conversa, o Camtasia se encarrega de capturar tudo o que acontece na tela do computador, inclusive o som. São grandes as vantagens deste formato.

Em primeiro lugar, o usuário pode não só gravar conversas no Skype, MSN ou qualquer outro program

a

, mas também em sites específicos. Uma poderosa ferramenta disponível hoje no que diz respeito à videoconferência é o Google + e seu Hangout, uma mão na roda para quem precisa fazer reuniões rápidas pela Internet. Infelizmente, o Camtasia não possui uma versão free, mas é possível fazer o download de um trial que funciona durante 30 dias.

Gostamos

  • Compatibilidade não só com programas diversos, mas também com sites, como o Google +
  • Facilidade de uso e uma ótima interface, além de conseguir salvar em vários formatos diferentes

Não gostamos

  • Não existe uma versão gratuita, nem mesmo com limitações
  • Alguns computadores com placa de vídeo onboard pode ter problemas com a captura correta quanto à taxa de quadros do vídeo

Nota do Carreirasolo: 9,0

Screencast-O-Matic

Que tal gravar suas reuniões sem precisar instalar qualquer programa? Não, não estamos falando de nenhum recurso mágico presente no Windows, mas sim, sem seu próprio navegador. Na verdade, trata-se do Screencast-O-Matic, um site que conta com um recurso bem semelhante ao do Camtasia, apresentado anteriormente. Ele permite que o usuário defina uma área a ser gravada, fazendo em seguida todo o trabalho. E os resultados são muito bons.

Com ele também é possível gravar tanto o conteúdo de programas quanto o de sites, o que facilita a vida de muita gente. Sua única deficiência fica por conta dos poucos formatos de vídeo disponíveis na hora de salvar sua gravação. A boa notícia é que ele permite o upload direto para o YouTube. Assim você pode tirar proveito do armazenamento em nuvem, sem correr o risco de perder o vídeo caso ele fique gravado no computador.

Gostamos

  • Não requer a instalação de qualquer programa extra, basta acessar direto do browser
  • É possível fazer upload dos vídeos direto para o YouTube, sem complicação

Não gostamos

  • Poucos formatos de vídeo disponíveis para a gravação

Nota do Carreirasolo: 9,0

Fique atento: antes de gravar qualquer conversa, é importante que todos os envolvidos estejam cientes de que tudo o que eles disserem será registrado. A dica é válida não só por ser uma forma válida de manter a etiqueta na Internet, mas por servir de respaldo diante de complicados processos de direitos de imagem, caso as imagens sejam utilizadas para outros fins, senão o de arquivo.

E você? Qual programa você costuma usar na hora de gravar suas conferências de vídeo?

zp8497586rq