Muitas vezes surge aquela vontade de fazer um ajuste ou outro em alguma foto ou imagem qualquer, mas estamos longe do micro. Não seria ótimo poder fazer tudo isso diretamente do seu iPad? Pois a Adobe mais uma mostrou sua eficiência tornando disponível o útil Photoshop Express para iPad. Mas será que ele supre realmente as necessidades da maioria dos usuários? É o que vamos ver a seguir.
Apesar do que o nome sugere, o Photoshop Express não conta com grande parte dos recursos disponíveis na versão completa do popular editor de imagens da Adobe. Na verdade, trata-se de uma adaptação da versão online do aplicativo, disponível pela empresa também de forma gratuita. Mas é claro, a portabilidade desta versão para iPad se destaca como uma grande vantagem, e cá entre nós, os recursos presentes não deixam a desejar. O aplicativo é dividido em cinco sessões distintas: Básicos, Cor, Filtros, Efeitos e Bordas . No menu de ajustes básicos, o usuário é capaz de realizar ações como cortar a imagem,  processo também conhecido como Crop, rotacionar, corrigir inclinação e também modificar a orientação da foto. Já o menu de cor trata de aspectos como a exposição da foto,  que define o quão clara ou escura ela está, a saturação, que mede a “força” das cores, tonalidade, conversão para o preto-e-branco e contraste. Mas a diversão começa de verdade nos menus de filtros, efeitos e bordas.
Assim como na versão completa do Photoshop, o menu de filtros guarda um conjunto de efeitos especiais que modificam por completo a aparência da imagem tratada. É possível tornar a imagem menos visível com a opção de Foco Suave, ou ainda mais nítida, com o efeito de Sharpen. Enquanto isso, o efeito de Croqui deixa tudo com um aspecto de desenho, como se a imagem tivesse sido feita somente com lápis e papel. E tem ainda mais opções. A aba de efeitos reserva ainda algumas modificações interessantes para as suas fotos. Alí é possível deixar todas as cores bem vibrantes, acrescentar efeito de vinheta ou até mesmo deixar tudo com um ar misterioso, graças ao efeito de preto-e-branco suave. Para completar, o menu de bordas guarda os toques finais para deixar tudo ainda mais belo e diferente, com efeitos de cortes circulares, arredondados e até alguns que lembram os velhos filmes analógicos. E quanto vale o show?
Para a alegria geral, o Photoshop Express pode ser baixado gratuitamente, direto do iTunes. Mas acredite, vale a pena gastar um pouquinho mais para ter em mãos o “pacote completo”. É que com o acréscimo de US$4,99 dólares, o usuário ainda leva o Adobe Camera Pack, que dentre vários recursos úteis, acrescenta o imperdível filtro de redução de noise. Seu uso é simples: retirar aqueles incômodos ruídos que aparecem quando tiramos fotos com celulares ou até mesmo com o iPad. Um adicional e tanto para quem dá prioridade total à qualidade das suas imagens. O Photoshop Express é uma excelente opção para quem conta com um iPad na mão e tem a necessidade de fazer um ou outro ajuste rápido em suas fotos. Com ele, é possível publicar imagens editadas com muita qualidade em blogs, em seu site pessoal, e claro, redes sociais. Se se você fizer um cadastro no site oficial da Adobe, ainda ganha uma galeria online de graça, podendo guardar ali suas imagens, sem correr o risco de perder nada.
[caption id="attachment_11121" align="alignnone" width="500"] Versão paga capricha nos efeitos[/caption]
E você? O que acha de poder editar suas fotos em qualquer lugar? Gostamos
  • Uma boa variedade de efeitos e opções de edição, cobrindo a necessidade de quem precisa editar fotos em qualquer lugar, sem complicação
  • Integração com redes sociais e também com o site Photoshop.com, onde é possível criar uma galeria online, tornando suas imagens disponíveis a qualquer momento, em qualquer lugar
Não gostamos
  • O utilíssimo recurso de redução de ruídos infelizmente é vendido separadamente, no Adobe Camera Pack
  • A versão online do PHotoshop Express possui mais recursos que esta, o que é uma grande bola fora

Nota do Carreirasolo: 8,5

zp8497586rq