Pense num aplicativo onde você pode controlar TODOS os projetos que tem ao mesmo tempo, de forma individualizada e global, e ainda pode criar quantas "to do lists" precisar? Se liga freelancer, o Wedoist serve perfeitamente pra você! [caption id="attachment_11191" align="aligncenter" width="640"]Gerencie projetos online com Webdoist Gerencie projetos online com Webdoist[/caption] Sempre que eu falo de produtividade eu menciono o "Remember the Milk" nos meus cursos e treinamentos sobre GTD. Mas quando falo dele, a galera sempre reclama que não dá pra ter uma visão mais ampla de todos os projetos e muito menos criar sub-tarefas de itens mais macro. Realmente, ainda não inventaram um software capaz de gerenciar a tomada de decisão para projetos baseada na metodologia "Getting things Done", mas certamente o "Wedoist" vai ajudá-lo a gerenciar os projetos de forma simples, rápida e colaborativa. E o melhor de tudo, de graça! Vamos a resenha de hoje: [caption id="attachment_11192" align="aligncenter" width="640"]Wedoist: Tela de cadastro Wedoist: Tela de cadastro[/caption] A primeira coisa que chama a atenção no Wedoist é a simplicidade da interface. Praticamente sem elementos visuais, o layout foca no conteúdo e nas interações que faremos com cada uma das tarefas que cadastramos. Por ser colaborativo, fica fácil gerenciar projetos onde várias pessoas poderão ser alocadas num determinado projeto. Para se cadastrar, basta e-mail e senha e ajustar o fuso horário e pronto, sua conta gratuita já está criada. Ainda há a possibilidade de registro usando a sua conta do Google que dispensa o preenchimento desses campos. Fácil demais!

Curva de aprendizado

Extremamente fácil de usar. Em menos de 2 minutos dá pra configurar as funções básicas da sua conta como ajuste de foto (avatar), autorizações e notificações por e-mail e já pode sair criando projetos, inserir suas tarefas, convidando membros de equipe. Dependendo do número de demandas que você tiver na sua mailbox, é possível cadastrar e configurar tudo o que você precisa para gerenciar os seus projetos em parte de uma manhã. Tudo é muito simples e intuitivo. [caption id="attachment_11198" align="aligncenter" width="640"]Wedoist: Criação de listas ilimitadas Wedoist: Criação de listas ilimitadas[/caption] [caption id="attachment_11198" align="aligncenter" width="640"]Wedoist: Convide membros para a sua equipe Wedoist: Convide membros para a sua equipe[/caption] [caption id="attachment_11198" align="aligncenter" width="640"]Wedoist: Mas antes, configure a sua conta corretamente Wedoist: Mas antes, configure a sua conta corretamente[/caption]

Relação preço/custo

Esse é um ponto muito bacana desse aplicativo. Quando nos cadastramos no sistema, estamos inicialmente na conta gratuita. Com ela é possível gerenciar 1 único projeto e ter até 3 usuários como equipe. Já na conta Pro, que custa US$ 5,00 por mês, os usuários são ilimitados, além de 5 Gb de armazenamento de arquivos, pesquisa em tempo real, dá pra personalizar com o logotipo e cores da sua empresa e fazer pesquisa de logs no chat. Pagando US$ 24,00 por mês a conta ilimitada tem tudo da conta Pro e ainda permite gerenciar quantos projetos você quiser.

Facilidade de uso

Com pouquíssimo tempo de uso já dá pra entender como funciona a ferramenta. Assim que nos logamos no Wedoist, nós vemos a tela de "Status de Atualizações". Nela é possível ter uma panorama bem amplo de tudo que estamos fazendo nesse momento e as próximas tarefas e você pode filtrar "tarefas atrasadas" por exemplo. [caption id="attachment_11198" align="aligncenter" width="640"]Wedoist: Tela principal Wedoist: Tela principal "Status de Atualizações"[/caption] [caption id="attachment_11198" align="aligncenter" width="640"]Wedoist: Visualize todas as tarefas ou filtradas por listas Wedoist: Visualize todas as tarefas ou filtradas por listas[/caption]

Qualidade na interface

Você pode fazer um comentário em qualquer tarefa. Eles sempre aceitam texto, "emoticons" e arquivos. É muito simples inserir ou editar as tarefas. Dá pra atribuir um membro facilmente, além de determinar prazo, inserir algum arquivo que pode ser "upado" da sua máquina, de um endereço de uma URL, ou até mesmo direto do Google Drive, bastando o arquivo ser público por lá. [caption id="attachment_11198" align="aligncenter" width="640"]Wedoist: Faça comentários para as tarefas com texto, emoticons e arquivos Wedoist: Faça comentários para as tarefas com texto, emoticons e arquivos[/caption] [caption id="attachment_11198" align="aligncenter" width="640"]Wedoist: Edite as tarefas sempre que houver necessidade Wedoist: Edite as tarefas sempre que houver necessidade[/caption] [caption id="attachment_11198" align="aligncenter" width="640"]Wedoist: Vincule arquivos públicos via Google Drive para sua demanda Wedoist: Vincule arquivos públicos via Google Drive para sua demanda[/caption]

Ganho na produtividade

Por conta de todos esses recursos, aliados a uma interface agradável e muito simples e com uma curva de aprendizado muito baixa, usar o Wedoist para gerenciar os seus projetos certamente dará ao freelancer um enorme ganho de produtividade.

Avaliação final

Eu testei o Wedoist para gerenciar todos os meus projetos durante 2 meses e posso dizer que mesmo na conta gratuita ele atenderá facilmente a uma série de freelancers do mercado, por causa da sua facilidade e simplicidade de forma prática. Gostamos
  • Da simplicidade da interface e o foco nas ações
  • Da facilidade de aprendizado
  • Dos planos. Caso haja uma necessidade mais robusta, os preços são bem acessíveis.
Não gostamos
  • Na conta Pro poderia haver um número maior de projetos contemplados. Tipo, entre 3 ou 5. Ser igual ao plano gratuito é meio caído.
  • Não contempla nada para o mobile em desktop (offline), pelo menos ainda. Na época em que vivemos, um app para IOS/Android/Windows Phone cairia muito bem, obrigado!

Nota do Carreira Solo: 8,5

Gostou da nota? Achou ela adequada ou injusta? Conte pra gente nos comentários o que vocês acharam. Teste essa ferramenta e contribuam para uma experiência melhor da galera. Continuem enviando as suas indicações de aplicativos para serem resenhados por aqui e até a próxima resenha.
zp8497586rq