Quando se fala em apresentações de slides, a primeira coisa que nos vem à mente é que se trata de algo chato, monótono e extremamente ultrapassado. Infelizmente, muitos profissionais contribuem para esta impressão, utilizando sempre os mesmos recursos já batidos no mercado. Mas será que não existe nenhuma opção diferente? A resposta é sim, e seu nome é Prezi.
Para quem não sabe, trata-se de um serviço de apresentação cujo objetivo é justamente oferecer uma forma criativa e inovadora de demonstrar fluxos de informação de maneira dinâmica e interessante. O Prezi permite que você crie demonstrações de maneira não linear, ou seja, utilizando uma estrutura totalmente diferente dos slides tradicionais. Além disso, é possível usufruir das suas vantagens sem gastar um tostão sequer, ainda que suas opções pagas possam ser de grande valia para quem costuma desenvolver grandes volumes de apresentações.

Como funciona?

Tudo o que você precisa é criar uma conta no site do Prezi e usar toda a sua imaginação. Após acompanhar um tutorial simples, o usuário se torna capaz de utilizar grande parte dos recursos disponíveis no serviço, sem muitas dificuldades. Tudo é bem intuitivo e fácil de usar, e a possibilidade de visualizarmos apresentações já prontas serve como um excelente ponto de partida na hora de organizar suas ideias e coloca-las em prática.

Inovação na apresentação

Como comentamos, as apresentações são feitas de forma não linear. Isso significa que a forma com que as informações são repassadas aos expectadores depende unicamente da criatividade de quem organizou o documento. Imagine poder criar um organograma bem complexo e detalhado, onde cada ponto é esclarecido de maneira singular, com a ajuda de zoom, animações simples e constantes movimentos de tela. Pode parecer complexo, mas basta observar a uma apresentação já disponível no site para entender o potencial do serviço. Quer ver um exemplo? O projeto Redbull Stratos que deixou todo mundo de queixo caído recentemente preparou uma apresentação para explicar a façanha de Felix Baumgartner:
buy generic viagra online"wmode" value="direct"/>

Quando utilizar?

Existem diferentes maneiras de fazer um bom uso do Prezi. Uma delas é a apresentação de projetos complexos, ainda em sua fase de concepção. Com a ajuda de animações e um fluxo mais descontraído é possível passar uma ideia bastante precisa de determinados conceitos. Existem até mesmo pessoas que encontraram no serviço uma ótima maneira de divulgar currículos, tornando menos maçante e mais envolvente o conteúdo ali presente.

Cuidados e limitações

Apesar de inovador, é preciso ter alguns cuidados na hora de elaborar suas apresentações no Prezi. O bom senso precisa vir sempre em primeiro lugar, já que, com tantas ferramentas disponíveis, não é raro ver pessoas que acabam fazendo um uso exagerado de animações, recursos de zoom ou de apresentação de vídeo. A simplicidade ainda é uma ferramenta poderosa, e quando utilizada em conjunto com a criatividade, acaba gerando excelentes resultados.

Gostamos

  • Existe uma boa gama de opções de animações e recursos variados, permitindo assim a composição e apresentações criativas e que prendem a atenção do espectador
  • Como se trata de um serviço em nuvem, o usuário não precisa se preocupar em ter que manter uma cópia da apresentação no seu computador. Basta logar no site e acessar seus projetos

Não gostamos

  • A conexão constante com a internet pode ser um problema, principalmente em apresentações corporativas que não contam com este tipo de infraestrutura em toda sua extensão
  • É bom ter um bom computador na hora de rodar seus projetos salvos no Prezi, sob o risco de sofrer com problemas de travamento e perda animações durante a visualização dos projetos

Nota do Carreirasolo: 9,0

Se você queria uma forma simples e prática de fazer uma apresentação impactante e com baixo custo, então é bom dar uma olhada no Prezi. Além de oferecer inúmeras formas de fugir dos monótonos slides, o serviço ainda oferece integração com vídeo e som, tornando seu conteúdo ainda mais rico e interessante. E aí? Já fez o seu cadastro? Que tal fazer uma experiência?
zp8497586rq