Calma, não estamos dizendo que é uma boa ideia criar um logotipo assim.

O design luta eternamente para encontrar seu lugar ao sol no mundo das pequenas empresas. Tirando iniciativas como as de Felipe Lopes e seu Mini Rio, que criou uma plataforma aberta e acessível no ano das olimpíadas no Rio, estruturas menores sempre precisam aderir a soluções “caseiras” ou não profissionais para ter bom design e criar logotipo para startups, por exemplo. E, com isso, raramente consegue bom design, claro.

Veja o caso do app Logo Foundry. Se você levar na brincadeira, sua proposta é até simpática: mais de 3000 símbolos que você arrasta para uma área de trabalho em seu celular, acrescenta texto, cores e layers com outros objetos e…PAM!…. o logo de sua startup estará pronto em segundos.

logo_foundry

Isso me lembrou na hora um dos episódios da série Sillicon Valley da HBO, quando os criadores da PiedPiper contratam um artista local para criar sua identidade visual e…quase apanham do sujeito. No fim, ficam com a solução do cara de vendas da startup que, como você pode ver abaixo, até que se parece com os logos gerados pelo app.

piedpiper

Tivemos este papo outro dia em nossa comunidade online: existe espaço para todo mundo neste mercado e, às vezes, reclamar que um site ou um app entrega uma solução gratuita com…cara de solução gratuita, é chover no molhado. Na prática, quem estiver disposto a pagar por um serviço profissional, sempre o fará. E ponto.

Mas, aceito comentários.