eventos-de-games-valem-a-pena

 

Uma pesquisa recente da Eventbrite, plataforma online de gerenciamento de eventos, apontou que eventos de games modificam o comportamento dos jogadores, tanto em consumo –  com 47% dos participantes afirmando que consomem conteúdo relacionado – , quanto na prática em si. Segundo os dados apontados, 74% dos jogadores aumentam a quantidade de horas passadas atrás de um controle, ou teclado, depois de participar de eventos do gênero.

Com uma interação essencialmente online, os eventos atraem muito por aproximar pessoas que nunca se viram pessoalmente, razão apontada por 61% dos entrevistados. No entanto, outro aspecto, mais amplo,  sinalizado por 81% dos 1500 entrevistados, foi que gostam de participar de eventos deste tipo por se sentir integrados a uma comunidade maior. A evidência demonstra uma oportunidade excelente para as empresas de games ampliarem cada vez mais suas investidas nesses mercados.

infografico-1-blog-info (1)

 

O evento aumenta a interação dos jogadores, mas aumenta também a movimentação financeira no segmento de eSports, já que 78% apontaram que tendem a comprar produtos dentro dos jogos após participar dos eventos, o que pode indicar uma noção de contribuição para essa comunidade bem como o de utilidade desses itens, já que 38% apontam que comprar após vê-los ser usados ou apresentados nos eventos.

infografico2 (1)

 

No entanto, os games não estão sozinhos, uma vez que 72% responderam que vão a eventos de fandom (convenções de personagens, filmes ou séries), além de 64% irem em eventos de quadrinhos, 38% em animes e 27% de ficção científica. Esses números indicam um público ávido não só em consumir mas também em compartilhar dessas experiências em comunidade, diferenciando da ideia de pessoas isoladas em seus computadores e que não gostam de se relacionar.

Nem tudo são flores, claro. Há sim indicações de que rumos os frequentadores gostariam que esse eventos tomassem, com a 43% afirmando que gostariam da adição dos jogadores profissionais e do famosos “meet and greet”, para conhecer o profissional, muito comum em shows de artistas famosos; além de assentos reservados para determinados eventos, possibilitando um local privilegiado para assistir uma partida ou palestra muita desejada.

infografico7

 

Talvez seja o momento de olhar para eventos de outros segmentos que possuem enorme sucesso junto ao público, como as convenções de quadrinhos e tentar trazer um pouco dessa experiência para o público gamer, que demonstrou ser fiel ao apontar que 67% jogam mais de três horas por dia e 38% afirmaram estar dispostos inclusive a viajar a outros países ou continentes para participar de eventos.

A pesquisa aponta um mercado extremamente promissor para quem organiza esses eventos, mas que vai precisar trabalhar bastante se quiser manter e ampliar seu público, que demonstrou estar em busca de algo mais.

E você, costuma ir em eventos, finais de campeonato e encontros do gênero? Conte aí para nós!