2-poster-exibicao

 

Ter grandes ideias e desenvolver soluções para a melhoria de um serviço em um determinado espaço, bairro ou cidade é bom para todos, ainda mais se contarmos com a ajudinha da tecnologia.

É o caso do gaúcho Ederson Morche, que mora em Sydney desde 2013. O webdesigner desenvolveu um conceito de aplicativo para relógios inteligentes, os smartwatches, que auxilia o usuário a acessar o transporte público com mais facilidade e rapidez através do dispositivo wearable.

Uma banca formada por profissionais de renomadas agências digitais australianas escolheu o projeto denominado como Opal Wear como o melhor do curso de UX Design oferecido pela Tractor, uma área lucrativa em expansão no mercado internacional.

Alunos do cursos receberam um briefing final para analisarem e melhorarem o transporte público de Sydney. Através de dados coletados, questionários e observações de campo, Morche criou o Opal Wear para smartwatch – Android Wear e Apple Watch – que permite que o usuário utilize trens, ônibus e balsas através do “relógio inteligente”.

4-sketches

Até chegar ao resultado final, Ederson passou por várias versões.

Isso seria um aprimoramento do Opal Card, um cartão magnético (parecido com o RioCard) que permite o acesso a rede pública de transportes, implantado na cidade desde 2012.

“Percebi que muitas pessoas enfrentavam dificuldades para registrar a entrada utilizando o cartão, principalmente quando carregavam outros objetos nas mãos. Em entrevistas, muitos usuários também reclamaram de ocasiões em que esqueceram de registrar a saída e tiveram que pagar a tarifa máxima. Isso me fez pensar em alternativas que pudessem solucionar o problema”, afirma o designer.

O Opal Wear possui muitas funcionalidades, se destacando pelo recurso GPS, que cruza as informações de localização do usuário com os dados de onde o transporte escolhido se encontra, debitando o valor correto da passagem. Além disso, o utilizador pode configurar o destino final para receber notificações quando sua parada estiver próxima, entre outros recursos excelentes para o dia-a-dia. É ou não é genial?

Tomara que essa novidade não demore a chegar por aqui!