Tudo bem gente? Esse é o meu último artigo da sequência "Começando a trabalhar com audiovisual", na qual abordei minhas sugestões de Filmadoras, Ilhas de Edição, Equipamentos de áudio e Estabilização de filmagens. Creio que o único tópico básico que deixei pendente foi a iluminação de suas filmagens, e  é para isso que estou aqui. Vamos matar este assunto de uma vez por todas e entender como tratar a luz, peça fundamental para criar uma filmagem sem grãos e bem nítida. O valor médio desta listagem é de R$ 1.900,00  e como sempre, irei trabalhar no mesmo formato. Uma lista de itens que recomendo e com base nela, escrever minhas considerações sobre tais produtos. Vamos lá?

Kit de Iluminação HD Light Combo 1000-B 110 volts

Este kit de iluminação é perfeito para cenas planejadas, como curta-metragens ou vídeos institucionais. Ele clareia bem suas filmagens e já vem com difusores, o que evita sombras "duras" e desenhadas. Ela vem com tripés e principalmente com uma bolsa para melhor transporte. Suas únicas desvantagens são o calor que elas emitem (Halógenos são lampadas muito quentes) e serem monofásicas (apenas funcionam em 110 Volts). Por esse kit apenas trabalhar com 110 volts é necessário carregar com estes iluminadores 2 lâmpadas 220 volts para substituição caso no local da filmagem não haja tomadas 110 volts e (não obrigatório, mas altamente recomendado) um voltímetro, para ter certeza da voltagem das tomadas. Outra coisa ótima para ser colocada na mesma bolsa do kit, mas que deve ser comprada a parte, são extensões, de preferência de tamanhos variados, como 5, 10, e 15 metros. Nem sempre temos tomadas próximas do local onde iremos filmar e ter extensões podem nos salvar em um momento de aperto. OBSERVAÇÃO: As extensões de 5, 1o e 15 metros presentes na listagem são citadas acima, por isto não são mencionadas em tópicos independentes. Seu valor varia de loja em loja,  por isso recomendamos que procure nas lojas de elétrica e material de construção perto de sua casa e trabalho.

2 Lâmpadas Halogenas 125 mm 1000 Watts 220 volts

Lâmpadas Halógenas
Conforme mencionado nos parágrafos anteriores, o kit de iluminação é mono-volt  logo, para que você possa usar seu kit em uma rede de 200 Volts, é necessário ter as lâmpadas para trocar. Estas duas lâmpadas são do mesmo padrão das presentes no kit e vão lhe ajudar muito caso você esteja em uma locação limitada, com apenas 220 volts disponíveis. Vale lembrar que a troca de lâmpadas Halógenas é um processo bem delicado.  O contato da gordura das mãos diretamente na lâmpada pode fazer com que ela queime, tenha sempre cuidado também por causa do calor que estas lâmpadas provocam, deixe-as esfriar antes de efetuar a troca.

Rebatedor 5 em 1

Rebatedor 5 em 1
O rebatedor é talvez uma das maiores "mão na roda" que você vai utilizar. Ela permite criar um segundo ponto de luz a partir de um primeiro, seja ele o sol, uma iluminação forte já existente no local ou o próprio iluminador LED. O rebatedor que recomendei neste artigo é bem barato e possuí funções diversas. Lados pretos, brancos, prateados e dourados permitem passar sensações diferentes e criam efeitos criativos e úteis que podem poupar a adição artificial no processo de edição e finalização do material. Em geral o rebatedor é utilizado durante o dia para evitar as sombras fortes criadas sob o queixo e as sobrancelhas quando o sol está forte, posicionado fora do alcance da filmagem, rebatendo a luz diretamente contra estas partes com sombra, ele alivia a luz dura sem consumir eletricidade ou sequer pesar muito. rebatedores são muito utilizados por assistentes de filmagem e é um recurso que vale a pena explorar pela simplicidade e versatilidade.

Iluminador de Led Yongnuo 160 com Barndoors

O problema do kit mencionado anteriormente é a agilidade. Por este motivo, optamos sempre por ter um sistema de iluminação LED, que não aquece, é leve e pode ser montado e desmontado na própria sapata da câmera filmadora/DSLR para ser movida junto com o cinegrafista/filmador. O sistema de iluminação Yongnuo contém 160 LEDs (uma ótima quantidade para um sistema portátil) e não utiliza baterias padrões de 12 volts (pesadas e normalmente muito feias), ao contrário de vários outros, ele utiliza uma bateria padrão utilizada por câmeras sony que tem boa duração e que em geral pode ser recarregada rapidamente (Em caso de urgência este iluminador também pode usar pilhas AA). Uma outra boa vantagem deste iluminador é que ele acompanha alguns gel de cor e difusão, onde é possível mudar sua temperatura para 3200k (ele normalmente opera a 5400k), aplicar um filtro vermelho, filtro magenta ou apenas um filtro difusor. Este Iluminador ainda por cima acompanha uma Hand Grip (suporte para segurar com a mão), o que auxilia seu assistente caso você tenha um. Por todos estes motivos eu recomendo ele como parte do kit inicial. OBSERVAÇÃO:  As 4 baterias SONY Np-f970 presentes na lista são as baterias necessárias para o funcionamento do iluminador, que são vendidas a parte. Caso não tenha dinheiro para 4 unidades, recomendo ao menos 2 unidades, uma em uso enquanto a outra está em carga.

Conclusão

Espero sinceramente que estas postagens tenham ajudado muitas pessoas. Como sempre, agradeço e incentivo comentários concordando ou discordando com minhas escolhas. Fica meu apelo para que as pessoas que vão começar a trabalhar com audiovisual não guardem para si seus "pulos de gato", mas que compartilhem seus conhecimentos de forma didática. No futuro, quando menos esperar, você pode estar sendo procurando para trabalhar através daquela postagem antiga no seu blog ou no blog de um amigo, ou até mesmo daquele comentário em um fórum. Recomendo também que participem ativamente dos fóruns CreativeCow, videobr e Tela Brasileira, pois são ótimas formas de pesquisa e colaboração. Eu vou continuar aqui pelo tempo que o Carreirasolo me permitir, compartilhando meu conhecimento. Mas sempre que tenham alguma dúvida, não pensem duas vezes antes de entrar em contato comigo, meu e-mail é gustavohmsilva@gmail.com. Estou praticamente o dia inteiro online.
zp8497586rq
zp8497586rq