Depois de tanta preparação para lançar sua empresa no mercado através de franquias, não é nesse momento que você vai utilizar uma tecnologia arcaica só por achar que ‘não precisa de tudo isso’ quando o assunto é sistema de gestão do seu negócio. O Sistema de Gestão é peça fundamental para o sucesso de sua Rede.

Imaginem a sua franquia cobrando royalties sobre o faturamento bruto de suas Unidades franqueadas, contando apenas com a veracidade das informações que virão através de planilhas Excel, totalmente editáveis pelos franqueados?

Imaginem os seus franqueados (ou os colaboradores dos seus franqueados) tendo que cadastrar produtos, fazer gestão de contas a receber e contas a pagar, não tendo base para a contagem periódica de estoque? Não é um cenário muito animador, não é?

Read-a-thon-stack-of-old-books

Pois bem, para isso existem no mercado os Sistemas de Gestão voltados para franquias.

Tudo começa com a sua Unidade (Unidade Franqueadora); essa Unidade tem que operar com o Sistema escolhido em todo o seu processo operacional; sua linha de produtos ou serviços, seu estoque, seu departamento financeiro, cadastro completo dos seus fornecedores, dos seus clientes e até mesmo de sua linha de produção caso necessite.

A partir daí, toda unidade franqueada da sua Rede deverá adquirir o mesmo sistema (o valor já deverá ser identificado em COF – Circular de Oferta de Franquia), para que o seu Sistema tenha acesso às informações necessárias registradas nas máquinas de cada franquia (ex.: faturamento, nível de estoque entre outros).

Existem muitos sistemas de gestão no mercado, alguns voltados para o segmento de vestuário, outros voltados para o segmento de alimentação e etc., e outros bastante abrangentes, com flexibilidade suficiente para atender a diversos ramos de atividade. Uma boa pesquisa no mercado vai ajudá-lo na escolha da melhor opção para o seu negócio.

Os valores também são bem variados, alguns com valor de investimento bem alto, outros nem tanto… E alguns com vários tipos de planos para atender com sucesso o tamanho da sua Empresa seja ela grande ou pequena.

Por isso, não deixe esse tema de lado, pensando ser bobagem investir dinheiro em um bom sistema de gestão, já que você até hoje se entendeu tão bem com as “planilhas Excel” (sem desmerecer o encanto de tal ferramenta – ela apenas não atenderá uma Rede organizada de Franquias).

Confira os outros posts da série e comente!