Quem acompanha o mundo das franquias já deve ter percebido que os negócios sofrem variações constantes e por incrível que pareça, modismos no mundo ‘business’ existem. Já tivemos a onda dos fast-foods de praça de alimentação de shoppings centers (wow! Todos sonhavam em ter uma), as escolas de idiomas, os chocolates, as empadas e por aí vai.

Esse ano, na maior feira da América Latina voltada às Franquias, apenas um negócio de chocolates estava presente. Sim, isso acontece bastante pois uma boa ideia é seguida por muitas cópias e em prazo de pouco tempo, já saturou e o mercado anseia por novidades.

Nesta edição do evento, as chamadas “micro franquias” ou “franquias de baixo investimento” foram as grandes vedetes do momento. Isso me leva a seguinte conclusão: o dinheiro sumiu mesmo e quanto menor o capital para investir, melhores as chances de se conseguir expandir a rede, bem como cada vez mais pessoas se veem próximas de abrir um negócio e se tornarem ‘donas do seu próprio nariz’.

Porém, há de se tomar muito cuidado na escolha do seu negócio. Pontos importantes devem ser analisados além do fator ‘capital para investimento’:

1. Alguns negócios requerem do franqueado mais afinidade do que outros;
2. Faça uma pesquisa mais profunda sobre o negócio de seu interesse e analise friamente se o produto ou serviço é realmente muito procurado pelos clientes;
3. Fique atento à negócios muito inovadores e que em prazo de pouquíssimo tempo, tem tantos concorrentes que a sobrevivência vira uma eterna batalha (como por exemplo, as franquias de depilação…);
4. Nunca se esqueça do ‘capital de giro’. Sem ele você fecha as suas portas em curto prazo de tempo. Nem todas as franquias indicam o capital de giro, deixando esse tema esquecido nas apresentações.

abf-franchising-expo-cobertura-2169-2013

 

Enfim, muita gente nova apostando no modelo de franquias, algumas ideias muito boas e muitas ideias ruins.

Vale lembrar que “milagres não existem” e que o franqueado é quem vai fazer o seu negócio dar certo ou não. O franqueado precisa:

1. Ter talento;
2. Ter espírito empreendedor;
3. E trabalhar, trabalhar e trabalhar…muito

Farei comentários sobre todos os expositores da Feira da ABF no Cresça e Apareça para quem se interessar em conhecer mais sobre o que está presente no mercado atual de franquias.